Jorge Jesus tem uma espécie de tradição em todos os clubes onde está ou por onde passa: no dia 1 dos trabalhos, se não é mesmo o primeiro dos primeiros a chegar, é pelo menos um dos primeiros. Esta sexta-feira, no Benfica Campus no Seixal, foi mesmo o primeiro a apresentar-se para o arranque de época dos encarnados, entrando nas instalações apenas sete minutos depois das sete da manhã. Estava aberta oficialmente a temporada 2021/22, que contou com uma das caras novas, Rui Pedro Braz, novo diretor geral do futebol, também antes das 8h.

Ainda assim, e como é habitual sobretudo quando existem grandes competições de seleções no verão, as águias tiveram um regresso a meio gás, com 19 jogadores a passarem em grupos pelo Seixal para os primeiros exames médicos da temporada, algo que se irá prolongar até domingo. De acrescentar que Helton Leite, Gilberto, Morato e Carlos Vinícius, que passaram férias no Brasil, estão a cumprir quarentena de 14 dias, ao passo que André Almeida, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Darwin e Rodrigo Pinho estiveram com o departamento médico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta forma, são estas as contas de Jorge Jesus neste arranque de temporada, que dará na próxima segunda-feira o primeiro treino no relvado tendo em vista o primeiro encontro oficial da temporada, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, na primeira semana de agosto uns dias antes do início do Campeonato:

  • Jogadores que transitam da última época: Svilar, Grimaldo, João Ferreira, Nuno Tavares, Gabriel, Chiquinho, Cervi, Weigl, Samaris, Pizzi e Waldschidt
  • Jogadores que estiveram emprestados: Ferro (Valencia) e Krovinovic (Nottingham Forest)
  • Jogadores promovidos da equipa B ou dos Sub-23: Samuel Soares, Tomás Araújo, David Tavares, Paulo Bernardo, Henrique Araújo e Tiago Gouveia
  • Jogadores que estão ainda em competição (5): Rafa (Portugal), Seferovic (Suíça), Vertonghen (Bélgica), Everton Cebolinha (Brasil) e Otamendi (Argentina)

De acrescentar que o encarnados têm apenas um jogo de carácter particular marcado até ao momento, com os belgas do Gent, a 16 de julho no Algarve. Nessa fase é crível que o plantel já esteja mais composto do que nesta fase de exames médicos. Este domingo, por exemplo, um elemento entre Rafa ou Vertonghen acabará a sua campanha no Campeonato da Europa, mediante o resultado do Bélgica-Portugal. No pior dos cenários (na ótica do Benfica), a final do Europeu está marcada para o dia 11 de julho, um dia depois da final da Copa América.

Vlachodimos e Taarabt, que depois da final da Taça de Portugal estiveram ainda ao serviço das suas seleções, chegarão nos próximos dias ao Seixal. Jardel é a única saída confirmada em relação ao plantel da última época, a par de Pedrinho, vendido ao Shakhtar Donetsk um ano depois da chegada à Luz por 18 milhões de euros.

Pedrinho, “o craque com um pé esquerdo diabólico”, sai um ano depois para o Shakhtar. Benfica “recupera” 18 milhões investidos no médio