Depois de ter surpreendido o mercado com o Quattro em 1980, com que dominou o Campeonato do Mundo de Ralis, a Audi concebeu de seguida uma versão mais curta entre eixos e com apenas duas portas, o Sport Quattro, para perseguir a agilidade que o modelo original de quatro portas obviamente não tinha. O seu motor de cinco cilindros e 2,1 litros debitava 200 cv, que depois evoluiria para 2,2 litros e 220 cv no final da década, mas a versão de ralis, a Sport Quattro S1, ultrapassava alegremente os 500 cv. A Audi acabaria por conquistar dois títulos de campeã de construtores (1982 e 1984) e outros tantos de pilotos (1983 e 1984).

Aproveitando o sucesso e a reputação do Sport Quattro, a empresa alemã E-Legend decidiu reinventar o histórico modelo, mas dotando-o com uma mecânica eléctrica alimentada por bateria. O resultado é o EL1, com óbvias semelhanças com o Sport Quattro, mas mais moderno e atraente, exibindo ainda proporções equilibradas, que o Quatro “curto” não tinha, ao ser montado sobre uma plataforma cortada a partir da versão de quatro portas.

Sobre a balança, o EL1 acusa um peso de 1680 kg, devido sobretudo à bateria com uma capacidade de 90 kWh, com a tecnologia de 800V, ambas herdadas do Porsche Taycan. Os três motores eléctricos totalizam 816 cv, sendo que um está montado à frente e dois na retaguarda, garantindo-lhe a capacidade de ir de 0-100 km/h em 2,8 segundos e atingir os 200 km/h em menos de 10 segundos.

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Anunciando uma autonomia de 400 km, o EL1 será capaz de realizar duas voltas a fundo ao circuito de Nürburgring no modo de competição mais desportivo, o SportPlus, de acordo com os cálculos da E-Legend. Este objectivo torna-se menos imponente quando nos recordamos que a pista alemã tem um perímetro de apenas 20 km…

A E-Legend avança que apenas serão produzidas 30 unidades do EL1, ou seja, o Sport Quattro eléctrico, que serão propostas por 1 milhão de euros cada. Depois do EL1, que não será difícil de vender na totalidade, o pequeno especialista de veículos eléctricos tem já previstos o EL2 e o EL3, com o primeiro a ser uma reinterpretação moderna do Lancia Stratos HF Stradale.

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