A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, um voto de louvor a António Guterres, pela sua recondução no cargo de secretário-geral das Nações Unidas (ONU), anunciou esta segunda-feira a autarquia do distrito de Coimbra.

A proposta do voto de louvor partiu da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio (PSD), que destacou “a experiência política, a vocação de diplomata, a capacidade de diálogo e de gerar consensos e a luta pelos direitos humanos” de António Guterres, reeleito por unanimidade na Assembleia Geral da ONU.

“Se dúvidas houvesse, a recondução do Eng.º António Guterres num dos cargos de maior prestígio internacional, confirma o reconhecimento da sua ação como estadista e ativista defensor das grandes causas humanitárias e ambientais, qualidades que de resto evidenciou claramente no seu primeiro mandato”, refere o texto da proposta, citado em comunicado esta segunda-feira enviado.

O documento que suporta o voto de louvor alude ainda aos “grandes desafios” enunciados pelo secretário-geral da ONU, nomeadamente “a evolução da natureza dos conflitos e a probabilidade de futuras pandemias e outros riscos existenciais, as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição ambiental”, bem como “o declínio dos direitos humanos, a falta de regulamentação no ciberespaço e uma divisão digital crescente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O mundo não se está a mostrar à altura da ocasião” na partilha das vacinas, diz António Guterres

Notando a “confiança que [António Guterres] demonstrou na sua declaração de compromisso sobre o papel da organização que lidera no consenso multilateral”, Helena Teodósio define o secretário-geral da ONU como “fiel depositário da esperança do mundo relativamente a alguns dos problemas globais que subsistem”. Na reunião realizada na passada sexta-feira por videoconferência, a Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou ainda, com 23 votos a favor e quatro abstenções, o relatório de gestão do executivo camarário relativo a 2020.

O documento aponta um valor global executado de cerca de 30,5 milhões de euros e, de acordo com a nota, destaca a diminuição da dívida de médio e longo prazo em 44,2%, e a de curto prazo em 4,7%, o aumento do investimento em 30,7% em relação ao ano anterior. Já o prazo médio de pagamento situou-se nos 16 dias “além de que a instituição encerrou 2020 sem dívidas a fornecedores e com as faturas de empreiteiros entradas até 31 de dezembro todas liquidadas”, sublinha.