As autoridades da Andaluzia anunciaram esta terça-feira a existência de um surto de Covid-19 num grupo de estudantes de Sevilha que estiveram em Portugal numa viagem de finalistas.

De acordo com a Europa Press, que cita as autoridades sanitárias daquela região espanhola, o grupo de estudantes era composto por 44 pessoas, tendo sido detetados, até ao momento, dez casos de SARS-CoV-2 entre os jovens.

Não foi revelado quando é que os estudantes estiveram em Portugal, no entanto, os primeiros sintomas foram detetados no passado fim de semana. A Andaluzia, uma das regiões espanholas mais afetadas pela pandemia de Covid-19, enfrenta vários surtos ligados a estudantes

O jornal ABC, que cita o Canal Sur, afirma que os estudantes em causa pertencem ao colégio Sagrada Família de Urgel e estiveram em Portimão numa viagem de finalistas. O concelho de Portimão é um dos 250 que está na fase mais avançada do desconfinamento, mas, destes 250, é um dos 19 municípios que foi colocado em alerta na semana passada devido à taxa de incidência superior aos limiares definidos.

Algarve é a região do país com índice de transmissibilidade mais elevado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A região do Algarve tem registado um aumento significativo de novas infeções nos últimos dias, o que já levou à suspensão de aulas em vários concelhos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Algarve apresenta o índice de transmissibilidade (Rt) mais elevado no país, com 1,3.

Algarve com 32 surtos ativos e escolas com o maior número de casos

O Algarve registava até domingo 32 surtos ativos de Covid-19, a maioria com origem em contexto laboral, escolar e em festas, sendo nas escolas onde se confirmaram mais casos, indica um documento a que a Lusa teve acesso.

Segundo o documento das autoridades regionais de saúde, as escolas totalizavam oito surtos ativos, que permitiram identificar 88 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, a maioria dos quais na Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Padre Cabanita, em Loulé (29 casos), e na Escola Básica do 1.º ciclo e Jardim de Infância do Areal Gordo, em Faro (21).

Alunos do Algarve já não voltam à escola. 23 respostas para perceber porque alunos de 5 concelhos foram para ensino à distância

Em contexto laboral foram contabilizados 10 surtos ativos, quatro dos quais em hotéis, tendo sido registados até domingo um total de 50 casos confirmados de Covid-19 em empresas em Albufeira, Loulé, Portimão, Lagos, Olhão e Tavira.

As festas e convívios sociais no Algarve originaram cinco surtos de Covid-19, com 51 infetados, 10 dos quais num convívio na Ilha da Culatra, em Faro, havendo ainda surtos originados em convívios em restaurantes em Loulé, Olhão e Lagos.