A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quarta-feira os contribuintes para o envio de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, supostamente provenientes do Portal das Finanças para reembolsar IRS, com um “link” para páginas maliciosas, que recomenda ignorar.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos”, explica a AT, esclarecendo que, “em caso algum”, o contribuinte deverá efetuar essa operação de acesso ao “link”.

Como exemplo do corpo das mensagens fraudulentas enviadas, que aliciam os contribuintes a aceder ao “link” para preencher um formulário e receber o reembolso, surge o endereço “osrodeck-lutomiersk@salezjanie.pl”.

O alerta, publicado naquele portal na terça-feira, é o segundo emitido pela AT este mês, depois de, em 9 de junho, ter publicado no Portal das Finanças um alerta sobre correio eletrónico fraudulento proveniente de endereços como alfandega@ctt.pt, com o assunto “Direção Geral das Alfândegas: votar parcela”, no qual é pedido que se carregue em diversos “links” para páginas maliciosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num exemplo dessas mensagens, os destinatários eram informados da necessidade de pagar os custos de IVA de uma encomenda, seguindo os “links” sugeridos na mensagem fraudulenta.

Em maio, a AT emitiu também dois alertas, um no último dia do mês sobre “phishing” através de mensagens de texto (SMS) fraudulentas enviadas de números como, por exemplo, o número 932 212 199″, que a AT disse ser “alheia” e avisou que visam induzir maliciosamente os destinatários a aceder a “links” para páginas fraudulentas que querem recolher informação pessoal e confidencial para uso ilícito.

O outro alerta em maio, duas semanas antes, denunciou o envio de emails falsos provenientes do endereço “autoridade_tributaria@suporteemail.online”.

Também em abril, a AT alertou sobre o envio de correio eletrónico malicioso proveniente de endereços como “AutoridadeTributaria@helpdeskpt.xyz” ou “AutoridadeTributaria@payplall.com”, com o assunto “AT — Consulta IRS”, nas quais se pedia para aceder a um “link”, e em março alertou também os contribuintes para mensagens de correio eletrónicas fraudulentas com o endereço “portal das finanças”.