Depois de muitos pontos de interrogação e algumas reticências quanto ao futuro da fábrica da Nissan em Sunderland, devido ao Brexit, o construtor nipónico confirmou ontem que essa será a base europeia para o seu plano de electrificação, denominado EV36Zero.

Trata-se de uma estratégia industrial abrangente, que praticamente não deixa de fora nenhum contributo para a mobilidade automóvel com emissões zero, pois conjuga a produção de veículos eléctricos recorrendo exclusivamente a electricidade gerada por energias renováveis, com a reutilização de baterias usadas, que numa segunda vida passam a assegurar o armazenamento de energia. E ainda contempla a produção de baterias, com a construção de uma gigafábrica com 9 GWh de capacidade no arranque (na comunicação da marca japonesa surge igualmente a informação de 7,5 GWh – foto na galeria), bem como um crossover mais compacto do que o Ariya.

No total, a Nissan vai canalizar 1,15 mil milhões de euros para este novo “hub”, dos quais cerca de 486 milhões de euros serão destinados ao tal novo crossover que será construído no Reino Unido, com base na plataforma CMF-EV da Aliança, modelo para o qual está planeada uma produção anual de 100 mil unidades – precisamente o número de veículos para que aponta a produção de baterias na nova gigafábrica da Envision AESC. De recordar que a Envision adquiriu a antiga fábrica AESC que a Nissan montou com a NEC, cujos acumuladores não eram competitivos.

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“A Envision AESC, o braço dedicado às baterias da empresa global de tecnologia verde Envision Group, utilizará tecnologia inteligente AIoT integrada para monitorizar e optimizar o consumo de energia, fabrico e manutenção nesta sua nova gigafábrica, permitindo aumentar rapidamente a produção e fornecer baterias para alimentar até 100.000 automóveis Nissan eléctricos por ano”, informa o construtor.

O anúncio da Nissan de construir um automóvel totalmente eléctrico de nova geração em Sunderland, em paralelo com uma nova gigafábrica da Envision AESC, representa um grande voto de confiança no Reino Unido e nos nossos trabalhadores altamente qualificados”, saudou Boris Johnson.

Segundo a Nissan, o EV36Zero garante um total de 6200 empregos (directos e indirectos) no Reino Unido. À Envision AESC caberá investir cerca de 525 milhões de euros para construir a gigafábrica, nas imediações do complexo da Nissan em Sunderland, com a garantia de que a operação alimentar-se-á apenas de “energia limpa” e a promessa de que esta nova unidade “será pioneira na próxima geração de tecnologia de baterias”. A propósito, a Nissan faz ainda uma outra promessa: “A nova fábrica aumentará a competitividade de custos das baterias de veículos eléctricos produzidos no Reino Unido, nomeadamente através de uma nova célula de bateria Gen5 com 30% mais densidade de energia, o que melhora a autonomia e a eficiência.” Se assim for, as baterias podem baixar de preço e aumentar o número de potenciais clientes.

A gigafábrica arrancará com os referidos 9 GWh de produção inicial, mas poderá chegar aos 35 GWh, o que não está previsto acontecer nesta década. Há a possibilidade, isso sim, de alcançar os 25 GWh em 2030, o que só acontecerá mediante um investimento adicional de 2000 milhões de euros. Nesse caso, a primeira gigafábrica no Reino Unido criaria, potencialmente, 4500 novos empregos. Mas, para já, o que está em cima da mesa é a criação de 750 empregos e a manutenção dos 300 postos de trabalho actuais – a Envision já possui uma fábrica em Sunderland (a antiga unidade da Nissan) que fornece as baterias do Leaf e da eNV200.

Para assegurar a produção de energia limpa neste ecossistema, será criada uma “microrrede eléctrica 100% renovável”, orçada em 92 milhões de euros e capaz de poupar anualmente a emissão de 55.000 toneladas de CO2. Aqui entra a câmara local, que lidera esta vertente do projecto. A ideia é incluir os parques eólicos e solares da Nissan que já existem e reforçar a geração de energia com uma dezena de parques solares. No conjunto, estima-se uma produção de 132 MW e a capacidade de armazenar 1MW com recurso a baterias da Nissan já usadas.

A Nissan está presente em Sunderland desde Julho de 1986, com “a maior fábrica da história da indústria automóvel do Reino Unido, sustentando 46.000 empregos no país”. É de lá que saem actualmente o Qashqai, o Juke e o Leaf.