O atropelamento de uma mulher grávida no início da semana numa das principais avenidas de Lisboa tem gerado revolta e indignação entre ciclistas e não só — as vigílias marcadas para a manhã deste sábado em vários pontos do país são uma prova disso. Nem sempre as condições da via são as ideais, mas há conselhos que podem ajudar a salvar vidas e para os quais nunca é demais chamar a atenção.

Ao Observador, a Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) lembra que, em primeiro lugar, deve haver um “ambiente de sã convivência dos utilizadores dos vários meios de transporte”, sendo que “comportamentos de respeito mútuo” devem ser incentivados. Tanto os condutores como os ciclistas devem  tentar cumprir as regras do Código de Estrada e seguir alguns conselhos.

O que devem fazer os ciclistas

Antes de andar de bicicleta, a Guarda Nacional Republicana (GNR), por exemplo, recomenda que os ciclistas utilizem óculos, equipamento próprio e luvas.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.