A onda de calor que dura há uma semana no Canadá provocou a morte a cerca de 500 pessoas e está na origem de dezenas de incêndios florestais e inundações no oeste do país.

Esta situação levou já os especialistas a alertarem para o perigo das alterações climáticas.

Lisa Lapointe, diretora forense da província de Colúmbia Britânica, a região mais atingida por esta cúpula de calor, que começou a afetar a costa do Pacífico a 25 de junho, afirmou sexta-feira à noite que o número de mortes registado na última semana se eleva a 719.

Lapointe salientou que este é um valor três vezes superior ao normal, pelo que quase 500 mortes são consequência direta da onda de calor que fez os termómetros dispararem para temperaturas de 49,69 graus celsius.

“Estamos a divulgar esta informação porque é provável que as condições climáticas extremas que a Colúmbia Britânica experimentou na semana passada tenham sido um fator significativo que contribuiu para o aumento no número de mortes”, disse Lapointe em comunicado.

Esta especialista admite que este número é tendencialmente crescente e será atualizado nos próximos dias, uma vez que muitas das pessoas que faleceram são idosos, que vivem sozinhos e em casas sem ar condicionado, que não se encontram preparadas para as elevadas temperaturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo dados divulgados hoje pelo Serviço de Incêndios Florestais da Colúmbia Britânica, na última semana ocorreram 245 incêndios e 176 ainda estão ativos, dos quais 76 começaram nos últimos dois dias.

Quase 70% dos incêndios foram causados por relâmpagos que encontraram condições de seca perfeitas para iniciar incêndios florestais. Em 15 horas, entre quarta e quinta-feira, 113.000 relâmpagos foram registados na Colúmbia Britânica.

“Temos provas de que o aquecimento global é real. Infelizmente, já o vivemos, não é o futuro. Está aqui. Por isso espero que as pessoas se preparem, pois é provável que o vejamos com mais frequência”, explicou Natalie Hasell, meteorologista do Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas do Canadá, em declarações à estação de televisão local CTV.