Em menos de uma hora, a quantidade de chuva que caiu em Edimburgo, na Escócia, foi equivalente à quantidade esperada para todo o mês de julho, o que causou várias inundações e estragos na cidade escocesa no passado domingo, dia mais intenso das chuvas dos últimos dias, relata a BBC.

Várias ruas em Edimburgo, incluindo a famosa Princes Street, ficaram inundadas, com a água a entrar em várias casas, pubs e até num centro comercial recentemente inaugurado.

“Ficou alagado tão rápido e só choveu durante cinco minutos. Fiquei chocado ao ver tanta água”, afirmou um habitante local ao Edinburgh Live. “É devastador, já houve inundações na Escócia, mas nunca vi nada assim”, acrescentou.

De acordo com as autoridades locais, a chuva os sistemas de drenagem de Edimburgo não tiveram capacidade para garantir o escoamento das águas, com a chuva intensa, com espessura de 37 milímetros, a causar enormes estragos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os trabalhos de limpeza estão a decorrer, e embora a situação climatérica tenha melhorado, é expectável que a chuva continue nos próximos dias.

Por razões de segurança, várias viagens de comboio foram canceladas e algumas lojas permanecem encerradas.

Nas redes sociais, foram partilhados vários vídeos de incidentes causados pelas chuvas intensas dos últimos dias. Num dos vídeos, vê-se a chuva a cair no interior do St James Quarter, um centro comercial inaugurado no passado mês de junho.