A incerteza sobre a evolução da pandemia em Portugal (e no resto da Europa) mantém-se e, reflexo disso, são os resultados das projeções do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença (ECDC) para as próximas semanas. Dentro de três semanas (a 24 de junho), Portugal pode estar a registar entre 11.000 ou quase 78.000 casos de infeção numa semana — o mais provável, no entanto, é que ronde os 27.000 (cerca de 3.800 por dia).

Outros países europeus mostram crescimentos acentuados no número de novos casos por 100 mil habitantes, como o Reino Unido ou o Chipre, mas também Espanha, Grécia, Holanda e Luxemburgo.

3 fotos

Numa mesma plataforma, o ECDC junta vários modelos matemáticos diferentes para apresentar a melhor previsão (chamada de European COVID-19 Forecast Hub Ensemble). É com base nestas projeções que Portugal poderá vir a registar um total de 16.500 casos no final desta semana (10 de junho), cerca de 21.200 no total da semana seguinte ou 32.600 na última semana do mês de julho (uma média de 4.650 novos casos por dia).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 fotos

Os cenários a três semanas, para o número de novos casos, são aqueles que apresentam maior segurança nos dados, segundo o relatório da própria plataforma, consultado a 7 de junho. Já para o número de mortes, os cenários a duas semanas têm os resultados mais próximos da realidade.

Para Portugal, isso significa cerca de 45 mortes na semana de 11 a 17 de junho (num intervalo de 15 a 125 óbitos). Esta semana, a plataforma estima 35 mortes, com um mínimo de 14 mortes e um máximo de 77. Os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde revelam que estamos com uma média de 4 óbitos por dia desde a semana passada (que era inferior a 3 na última semana de julho).

3 fotos

Comparado com o resto da Europa, Portugal e o Reino Unido são os países onde se prevê que o número de mortes por 100 mil habitantes aumente mais nas próximas quatro semanas. Para Portugal, isso pode significar um aumento de 0,4 mortes por semana por 100 mil habitantes, ou seja, mais cerca de 40 mortes por semana do que registamos atualmente — uma média de 10 mortes por dia na última semana do mês.