É oficial: o Governo britânico vai deixar cair a exigência de um isolamento de dez dias no regresso a Inglaterra para residentes do Reino Unido que estejam totalmente vacinados e que tenham viajado até países que estejam na chamada “lista âmbar” do Reino Unido.

Portugal, que já esteve na “lista verde” antes da pandemia se agudizar nas últimas semanas, faz parte dessa lista âmbar, tal como inúmeros outros países como Áustria, Alemanha, Bélgica, China, Croácia, Chipre, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Itália, México, Países Baixos e República Checa — entre muitos outros.

A alteração nas regras para viagens internacionais não essenciais foi confirmada oficialmente esta quinta-feira de manhã pelo ministro dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, e entrará em vigor dentro de aproximadamente uma semana e meia, na segunda-feira, 19 de julho. A alteração aplica-se a todos os cidadãos que tenham recebido a sua segunda dose de uma vacina contra a Covid-19 pelo menos 14 dias antes da saída do país.

Tendo em conta que o processo de vacinação está especialmente adiantado em Inglaterra, espera-se que esta alteração nas restrições às viagens para cidadãos vacinados possa levar muitos ingleses a saírem do país para destinos turísticos no estrangeiro, durante as férias de verão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É assim expectável que, mantendo-se na lista “âmbar” do Reino Unido — ou seja, não passando para a “lista vermelha”, de territórios com grandes restrições para viagens não essenciais —, Portugal possa vir a receber um fluxo significativo de turistas britânicos nas últimas semanas de julho e em especial durante o mês de agosto.

O enquadramento dos territórios nas listas verde, âmbar ou vermelha depende dos índices de contágio por coronavírus, da prevalência de variantes mais contagiosas nestas regiões e da percentagem de população vacinada.

Apesar de já não exigir dez dias de isolamento a quem estiver totalmente vacinado e viaje até países como, entre muitos outros, Portugal, o Governo britânico continuará a exigir que quem viaje para esses países faça um teste PCR de diagnóstico à infeção pelo novo coronavírus no segundo dia de regresso.

Na comunicação oficial que fez sobre as alterações às restrições de viagens internacionais, o ministro britânico dos Transportes disse, citado pela estação Sky: “Posso confirmar hoje que a partir de 19 de julho os residentes do Reino Unido que estejam totalmente vacinados pelo programação de vacinação implementado no Reino Unido não terão mais de se auto-isolarem quando regressarem a Inglaterra”.

Terão ainda assim de fazer um teste três dias antes de voltarem, o teste de pré-partida, para demonstrarem que estão negativos antes da viagem [de regresso] e um teste PCR durante ou antes do segundo dia [após regresso], mas não lhes será mais exigido que façam um teste ao oitavo dia [após o regresso]”, apontou ainda o governante.

Na “essência”, apontou ainda Grant Shapps, o que esta alteração significa é que “para os viajantes que estejam totalmente vacinados, as exigências que lhes são feitas caso viajem para países da lista verde ou da lista âmbar são as mesmas”.

Ainda assim, o ministro britânico lembrou que alguns países que estão na lista âmbar poderão passar para a lista vermelha, caso as métricas usadas para avaliar o risco das viagens para os territórios em questão piorem significativamente.