Um pequeno estudo da cabeça de um urso realizado por Leonardo da Vinci foi vendido na quinta-feira por um valor recorde de 8,8 milhões de libras esterlinas (cerca de 10 milhões de euros) num leilão da Christie’s, em Londres.

O desenho, com sete centímetros quadrados, foi executado por volta de 1480 e é um dos oito desenhos conhecidos de Leonardo da Vinci que se encontram ainda em mãos de colecionadores privados, fora os que estão nas coleções da Coroa Real Britânica e de Devonshire, em Chatsworth, no norte de Inglaterra.

O recorde anterior para um desenho de Leonardo pertencia a “Horse and Rider” (1480) (“Cavalo e Cavaleiro”), esboçados numa folha ligeiramente maior, e vendida por 8,1 milhões de libras esterlinas (cerca de nove milhões de euros), também num leilão da Christie’s, em Londres, em 2001.

A obra agora vendida pertencia ao colecionador americano Thomas Kaplan, proprietário da Leiden Collection, conhecida por reunir um número de obras de antigos mestres holandeses, sobreturo de Rembrandt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desenhada há 540 anos através da técnica de pena-de-prata sobre papel rosa-pálido, a cabeça de urso levava uma estimativa máxima ainda mais elevada, de 12 milhões de libras (cerca de 13 milhões de euros).

Embora a Christie’s não tenha divulgado a identidade do comprador, a licitação foi feita num único lanço de um homem e uma mulher que se encontravam presentes no leilão.

O desenho tinha sido anteriormente exibido na mostra dedicada a Leonardo da Vinci, em 2011, na National Gallery, em Londres, e no Long Museum, em Xangai (2017-2018) no âmbito da digressão mundial da Leiden Collection.

Anteriormente, fazia parte das coleções do pintor britânico do século XVIII Thomas Lawrence, e do negociante de arte Samuel Woodburn, que a vendeu na Christie’s, em 1860, por apenas 2,50 libras (2,9 euros).