Os trabalhadores da empresa Transportes Sul do Tejo aprovaram esta terça-feira um novo acordo salarial que prevê um aumento imediato de 2,55% e de mais 3,45% a partir de janeiro de 2022, em plenário realizado em Almada, revelou fonte sindical.

“O acordo sobre as questões pecuniárias era a principal reivindicação dos trabalhadores da TST”, disse à agência Lusa Fernando Fidalgo, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), pouco depois de terminar o plenário de trabalhadores nas instalações da TST, no Laranjeiro, em Almada.

“Alcançado este acordo sobre matéria pecuniária, vamos prosseguir as negociações para o clausulado do novo Acordo de Empresa, que acreditamos ser possível de alcançar até final de setembro”, acrescentou.

Trabalhadores da Transtejo/Soflusa mantêm greve parcial em 14 e 15 de julho

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pré-acordo que tinha sido negociado entre a administração da TST, FECTRANS, Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) e Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) garante também aos motoristas um salário de 940 euros, que já incluiu um acréscimo de 25% pela prestação do serviço de agente único (em que o motorista tem de efetuar também as funções de cobrador).

Segundo Fernando Fidalgo, este acréscimo de 25%, pela prestação de serviço como agente único, será pago com base num horário de trabalho de oito horas/dia e integrado no salário, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que os trabalhadores recebiam em média cerca de 5,5 horas/dia.

“Isto significa também que, em termos futuros, aconteça o que acontecer, mesmo que os motoristas deixem de exercer como agente único, já não perdem o direito a este acréscimo de 25%, que passa a estar integrado no salário”, sublinhou Fernando Fidalgo. Não foi possível até ao momento ouvir a administração da empresa.