Os Países Baixos registaram um aumento significativo dos novos casos diários após terem sido retiradas quase todas as restrições no final do final de junho. De acordo com a Sky News, na semana passada, foram detetados quase 52 mil casos, um aumento de mais de 500% em relação ao período anterior ao levantamento das normas de contenção da pandemia do novo coronavírus.

Os números têm sido também os mais elevados deste ano. Em apenas duas semanas, os valores diários aumentaram de apenas umas centenas para mais de nove mil. Este domingo, as autoridades holandesas comunicaram 9.300 casos de Covid-19, o número mais alto desde dezembro de 2020. O maior crescimento aconteceu na faixa etária dos 18 aos 25 anos.

Os internamentos também aumentaram, 11% em relação ao período anterior, refere a Sky News.

O súbito agravamento da situação levou o governo holandês a voltar atrás e a impor novamente algumas restrições, nomeadamente o encerramento de discotecas, um dos principais locais de contágio, até pelo menos 13 de agosto. De acordo com os especialistas, 37% das novas infeções aconteceram num bar ou numa discoteca. Os bares têm agora de encerrar à meia-noite.

O primeiro-ministro, Mark Rutte, já pediu desculpa pela decisão precipitada, resultante de um “erro de julgamento”. “O que achámos que era possível, acabou por ser impossível na prática”, disse o governante na segunda-feira, segundo a Deutsche Welle. “Foi um erro de julgamento, do qual nos arrependemos e em relação ao qual pedimos desculpa.”

O retrocesso no levantamento das restrições nos Países Baixos acontece numa altura em que o Reino Unido se prepara para retirar a a maioria das medidas de controlo da pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR