A greve dos trabalhadores dos serviços de handling Groundforce já provocou o cancelamento de 274 voos de e para o Aeroporto de Lisboa, que correspondem a 107 chegadas e 135 partidas, informou a ANA Aeroportos de Portugal numa nota enviada às redações. Do total, 242 são de ou para Lisboa.

Na sequência destes constrangimentos a empresa tinha apelado durante a manhã de sábado “aos passageiros com voo marcado, sábado e domingo, para que se informem sobre o estado do mesmo, antes de se deslocarem para o aeroporto.” Entretanto, vários passageiros optaram por ir para o Aeroporto de Lisboa, onde estão a criar-se grandes aglomerados de pessoas junto à entradas do Terminal 1.

Na primeira nota de balanço, a ANA – Aeroportos de Portugal informa que “as companhias que operam no Terminal 2 e as companhias que operam com outra assistência em escala, que não a Groundforce, mantêm a sua operação.”

Passageiros com voos cancelados no aeroporto de Lisboa queixam-se de falta de informação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos aeroportos do Porto, Faro, Funchal e Porto Santo a greve não regista, pelo menos até ao momento, impacto significativo, acrescentou.

Este sábado é o primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela “situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias” que os trabalhadores da Groundforce enfrentam desde fevereiro de 2021.

A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de julho, 01 e 02 de agosto, o que levou a ANA a alertar esta sexta-feira para possíveis constrangimentos nos aeroportos nacionais, cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

Na mesma nota em que no início do mês dava conta da greve, a estrutura sindical detalhou que a paralisação abrange os trabalhadores da SPdH (Groundforce) de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo e que decorrerá das 00:00 do dia 17 às 24:00 do dia 18 de julho de 2021 e das 00:00 do dia 31 de julho às 24:00 do dia 02 de agosto de 2021.

O STHA convocou ainda uma paralisação ao trabalho extraordinário das 00:00 de dia 15 de julho às 24:00 do dia 31 de outubro de 2021.

Artigo atualizado às 17h58 com nova informação sobre cancelamento de voos