A comunidade luso-americana de Artesia, condado de Los Angeles, regressou aos eventos presenciais no salão português com a Festa do Divino Espírito Santo, que decorre até 25 de julho e é o primeiro grande evento pós-pandemia.

“Precisamos disto para relançar o Artesia D.E.S. Esta é a nossa festa principal”, disse à Lusa o presidente da direção do salão português para 2021, Paul Barcelos, durante a sessão de abertura da festa. “O Divino Espírito Santo é o elo que une as comunidades portuguesas aqui na Artesia”, afirmou, explicando que esta tradição açoriana está na base de muitas organizações portuguesas na Califórnia. “Temos outras coisas, mas se não fosse o Espírito Santo não havia nada disso”, frisou.

A organização espera que passem pelos vários dias da Festa cerca de três mil pessoas, depois de um peditório que bateu todos os recordes. “As pessoas estão a favor da nossa comunidade e querem que isto sobreviva”, sublinhou Paul Barcelos. O regresso aos eventos presenciais foi saudado pela comunidade, que este domingo acorreu em grande número ao espaço do Artesia D.E.S., onde foi celebrada uma missa em português, a banda filarmónica tocou o hino nacional e as rainhas cessantes saudaram as novas rainhas do Espírito Santo, que serão coroadas na próxima semana.

“A abertura da festa do Espírito Santo é uma tradição que existe entre nós açorianos e portugueses e em que participamos sempre”, disse à Lusa Tony Rodrigues, luso-americano residente em Artesia. “A comunidade já não está junta há mais de um ano”, lembrou Rodrigues, cuja neta é uma das rainhas cessantes. “Foi um sacrifício que a comunidade teve no último ano e meio. Graças a Deus pensamos que está a acabar, esperamos que sim”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos componentes mais esperados dos dias de festa é a tourada de praça, que vai acontecer no sábado, 24 de julho. “Está no sangue dos terceirenses, os touros”, disse Tony Rodrigues. Uma das diretoras da festa deste ano, Isadora Silva-Anselmo, também sublinhou a popularidade da tourada e da vacada, esta última marcada para sexta-feira, 23 de julho, e expressou a expectativa de que a geração mais nova se junte ao evento.

Portugueses nos EUA podem estar a perder ligação com o país de origem, teme investigadora

“Os jovens estão saudosos do hall, muitos vêm por causa das bifanas e do Sumol. A vacada sempre atrai os jovens”, descreveu. A responsável sublinhou que a comida e bebida são grandes atrativos do evento, com bifanas, bife à portuguesa, batatas e as “famosas sopas do Espírito Santo” no último dia da Festa, além de cerveja e sumos portugueses. “Acho que as pessoas estão com saudades da Festa. Foi um ano sem poder vir ao hall, sem estar no convívio, com os seus amigos”, afirmou. “A nossa comunidade é muito devota do Espírito Santo”.

Mesmo os que não tinham conhecimento destas tradições apareceram na festa em que o salão português voltou aos eventos. Foi o caso de Artur Castro, analista de dados que emigrou para Los Angeles e quis fazer parte da festa em Artesia. “Gostei muito”, disse. “Acho muito giro celebrar a comunidade e a nossa cultura nos Estados Unidos”, acrescentou, referindo que “não sabia que havia uma comunidade e uma presença forte no sul da Califórnia”.

O português, natural do Porto, frisou também a importância de manter o ensino da língua às novas gerações. “Acho que uma parte importante da cultura é saber falar a língua e consegui perceber que muitas pessoas aqui tentam e falam muito bem”, destacou. Com terços diários recitados por grupos comunitários, a Festa do Divino Espírito Santo em Artesia vai continuar durante a semana. Na sexta-feira, 23 de julho, será realizada uma vacada com a Ganadaria Vieira e Simões, seguida da atuação do DJ Casa Portuguesa.

No sábado, 24 de julho, haverá um cortejo de oferendas, um Bodo de Leite e distribuição de massa sovada, arrematações, a atuação do grupo folclórico “Retalhos Antigos” de Artesia, uma tourada de praça e um baile ao ar livre com o conjunto “Cordas”. A festa será encerrada no domingo, 25 de julho, com distribuição de sopas, cortejo até à Igreja da Sagrada Família, coroação das novas rainhas, concerto de bandas filarmónicas, grande marcha e baile ao ar livre com o DJ Laureno Capote.