Espanha não vai receber nem distribuir mais doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, uma vez que o país já tem as doses necessárias para inocular todas as pessoas na faixa etária entre os 60 e os 69 anos, a única em que esta vacina pode ser administrada no país.  A notícia foi avançada esta segunda-feira pela Cadena Ser, que confirmou a informação junto de fontes do ministério da Saúde espanhol.

De acordo com a mesma rádio espanhola, a última entrega de doses da AstraZeneca ocorreu há duas semanas. No total, Espanha recebeu dez milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica anglo-sueca Astrazeneca, tendo administrado esta vacina, que necessita de duas tomas, a quatro milhões de pessoas.

Neste momento, na faixa etária entre os 60 e os 69 anos, a única em que esta vacina está recomendada em Espanha, faltam vacinar um milhão de pessoas, ou seja, as doses que o país já recebeu são suficientes.

Segunda dose da AstraZeneca não necessita de marcação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A decisão de não comprar mais vacinas da AstraZeneca já era esperada, sendo que na passada sexta-feira a Comunidade de Madrid já tinha comunicado ao ministério da Saúde espanhol que iria devolver 200 mil doses da vacina, uma vez que já não tinha população a quem esta pudesse ser administrada.

Nesse sentido, caso alguma das comunidades precisa de vacinas da AstraZeneca para inocular a população daquela faixa etária, pode solicitá-los ao governo, que distribuirá as vacinas necessárias.

No âmbito da compra feita com os restantes países da União Europeia, Espanha adquiriu 31 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. As doses que ainda vão sobrar, refere a Cadena Ser, serão entregues à Covax, um mecanismo de distribuição de vacinas para os países mais necessitados.

Neste momento, de acordo com o La Vanguardia, 49,3% dos espanhóis já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. O objetivo do governo é atingir os 70% muito em breve, para a tão aguardada imunidade de grupo, embora a variante Delta, mais transmissível, possa pôr em causa esse objetivo.