O consumo médio de energia por alojamento diminuiu, apesar de ter aumentado a despesa média global, segundo os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Setor Doméstico (ICESD) realizado em 2020 pelo INE.

De acordo com o inquérito do Instituto Nacional de Estatística divulgado esta segunda-feira, o consumo global de energia por alojamento foi de 1,146 tep, incluindo o consumo nos transportes (1,501 tep em 2010) e a despesa global com energia por alojamento foi de 1.925 euros, incluindo a despesa com combustíveis dos transportes (1.843 euros em 2010).

O INE, que precisa que os resultados preliminares permitiram uma atualização da informação e dos hábitos de consumo de energia nas habitações face à última edição do inquérito ocorrida em 2010, adianta que o consumo total de energia no setor doméstico foi de 4.895.423 tep em 2020, sendo que o consumo de energia nos veículos utilizados no transporte individual dos residentes no alojamento representou 45,6% do total (50,6% em 2010).

A eletricidade continua a ser a principal fonte de energia consumida no alojamento (46,4% contra 42,6% em 2010), seguida da biomassa que representou 18,4% do total (24,2% em 2010). O consumo de gás natural teve um peso de 12,4%, contra 9,0% em 2010, refere ainda o INE. A utilização de energia na cozinha continuou a ter o maior peso face aos outros tipos de utilização no alojamento, tendo passado para 34,8% em 2020, contra 39,1% em 2010.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

EDP prevê investir 640 milhões de euros em projetos de transição energética em Portugal até 2025

Em relação às alterações nos hábitos de consumo de energia dos portugueses entre 2010 e 2020, o INE destaca que “a preponderância da eletricidade como principal fonte de energia consumida no alojamento continua a aumentar, mas de forma menos intensa que nos períodos anteriores a 2010” e que “a proporção do consumo de energia nos veículos no setor doméstico diminuiu face a 2010”.

“O consumo de biomassa continuou a decrescer, mantendo-se como a segunda principal fonte de energia”, afirma o INE, que adianta que “o gás natural ganhou importância e foi, em 2020, a terceira principal fonte de energia no setor doméstico em termos de consumo, ultrapassando o GPL garrafa”.

Outras das conclusões do ICESD 2020 é que “o consumo de energia solar térmica quase triplicou, apesar de manter um peso reduzido no total” e que “a utilização dos Sistemas Solares Térmicos aumentou no aquecimento de águas”. “O gasóleo continuou a ser o principal combustível utilizado nos veículos, tendo-se reduzido o peso da gasolina” é outra das conclusões do ICESD 2020, afirma o INE.