O Contra-Corrente é aberto à participação dos ouvintes da Rádio Observador, das 10h10 às 11h00. Para dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes, basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode ouvir o programa em direto clicando aqui.

Bezos cruzou a linha de Kármán, ‘onde começa espaço’. Branson não. Os recordes de uma viagem de 10 minutos

Jeff Bezos, o homem mais rico do planeta, foi ao espaço poucos dias depois de Richard Branson, um multimilionário mais modesto, protagonizar feito semelhante. Ambos estão na corrida pelo negócio do turismo espacial e garantem que não faltam interessados. Bezos diz mesmo que já conseguiu  perto de 100 milhões de dólares de clientes interessados. A estes junta-se Elon Musk, o homem da Tesla, que está também na corrida com a Space X. São milhares de milhões de dólares concentrados em 3 pessoas, que de olhos postos no céu, realizam o sonho de serem astronautas e vendem a concretização desse objectivo aos muito ricos. David Beasley, responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, felicitou Bezos pelo voo de cerca de 11 minutos a mais de 100 quilómetros de altitude e lançou um desafio via twitter: “Agora, vamos juntos acabar com a fome no mundo! A Terra precisa de ti!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As primeiras fotos da (curta) segunda viagem de turismo ao espaço. “O melhor dia de sempre”, para Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo

É ou não legítimo a estes milionários gastarem quantias astronómicas naquilo que mistura sonho, capricho e investimento em novos negócios? E o mundo e a ciência ganham alguma coisa com isto?

Wally Funk parte para o espaço a bordo do foguetão de Jeff Bezo. Mas o que significa este grande passo?

Participe no Contra-Corrente ligando para o 910024185. Pode ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.