A praia da Batata, em Lagos, no Algarve, foi interditada a banhos na quarta-feira depois de análises da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) terem indicado valores microbiológicos da água acima dos parâmetros de referência, informou esta quinta-feira a autoridade marítima.

Após ter recebido a informação por parte da APA a desaconselhar a prática de banhos, o capitão do Porto de Lagos deu indicações para que fosse hasteada a bandeira vermelha na praia, interditando a ida a banhos.

“A bandeira vermelha foi hasteada e os nadadores-salvadores informam as pessoas e desaconselham banhos. Há sempre as pessoas teimosas que querem ir na mesma, mas essa não é a regra”, revelou à Lusa Pedro Fernandes da Palma.

O capitão do porto realçou que “não respeitar a sinalética das praias é uma contraordenação“, podendo o cidadão ser punido com coima.

O responsável adiantou que a APA está esta quinta-feira a realizar a “contra-análise” e, se o resultado for dentro da normalidade, “retira-se a interdição”.

Na passada segunda-feira, a praia algarvia dos Pescadores, em Albufeira, também foi interditada a banhos após ter sido detetada a rutura de uma conduta que enviou resíduos para o mar. Foi então hasteada a bandeira vermelha.

No dia seguinte, terça-feira, segundo a APA, as análises microbiológicas efetuadas à água balnear naquela praia indicaram que não havia risco para a saúde dos utentes, tendo sido levantada a interdição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR