Fernando Medina tem razões para estar confiante na reeleição. Numa sondagem ICS/ISCTE feita para a SIC e para o Expresso, o presidente da câmara de Lisboa surge com 42% das intenções de voto, naquele que é um resultado similar ao que obteve nas autárquicas de 2017. A 11 pontos percentuais, com 31%, aparece Carlos Moedas (PSD/CDS/MPT/PPM/A), que está acima dos 12% conseguidos por Teresa Leal Coelho, mas ligeiramente abaixo da soma do PSD com o resultado de Cristas em 2017, que ficou nos 31,81%.

Em Lisboa, o pódio vai para o Bloco de Esquerda que, com Beatriz Gomes Dias, consegue 8% nesta sondagem. Os bloquistas surgem à frente do candidato do PCP, João Ferreira, que tem 6%, o que a confirmar-se seria uma troca de lugares à esquerda e uma perda de 4 pontos percentuais dos comunistas.

O candidato do Chega, Nuno Graciano, não passa dos 4% das intenções de voto. O PAN (3%) e a Iniciativa Liberal (2%) ainda estão pior.

A sondagem mostra ainda que 61% dos lisboetas consideram a gestão de Medina boa e 3% muito boa. Só 26% consideram que foi má. Ainda assim, dois terços dos inquiridos sabem o que se passou no caso de envio de dados para as embaixadas e — desse universo mais reduzido — 55% admitem ter mudado a opinião que tinham sobre Fernando Medina para pior (40% não mudaram).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR