A séries de videojogos de futebol da Konami, o “Pro Evolution Soccer” (PES), vai mudar de nome, anunciou a empresa na quarta-feira. O concorrente do “Fifa” passou a chamar-se “eFootball” e passa a ser “free-to-play“. Ou seja, à semelhança de jogos como o “Fortnite” ou o “Rocket League”, vai ser possível jogar gratuitamente na maioria das plataformas (consolas, smartphones e computadores). Nova versão vai chegar “no outono”.

[Abaixo, pode ver o trailer de apresentação]

Em comunicado, a Konami a afirma que o eFootball “é uma nova marca global para um público global” e que vai estar disponível apenas em formato digital. Além disso, o jogo vai passar utilizar o Unreal Engine, um dos softwares mais populares entre as produtoras da indústria dos videojogos.

Graças ao motor de jogo de futebol altamente evoluído, o sistema de animação também foi revisto”, adianta a Konami.

De acordo com a empresa, equipas como “o FC Barcelona, ​​Juventus, FC Bayern, Manchester United e outros estarão disponíveis, gratuitamente, no lançamento”. Porém, “no futuro, certos modos de jogo” vão ser vendidos à parte em formato “DLC” (siglas para “Downloadable Content“, “conteúdos descarregáveis”, em português), adianta a produtora de videojogos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lionel Messi e Neymar Jr., vão ser os “embaixadores globais do eFootball”. Além disso, a Konami revela que os futebolistas Andrés Iniesta e Gerard Piqué “estiveram intimamente envolvidos no desenvolvimento como conselheiros oficiais para uma jogabilidade ofensiva e defensiva, respetivamente”.

Depois do lançamento no outono, e até ao final do inverno, o “eFootball” vai ganhar várias funcionalidades, como possibilidade de jogar partidas online entre diferentes  plataformas, um modo “crie a sua própria equipa” torneios de jogos de esports.

O primeiro jogo como o nome “Pro Evolution Soccer” foi lançado em 2001. Contudo, na altura, este era o título dado apenas na Europa. Noutras regiões, como na Ásia, o videojogo era intitulado como “World Soccer”. O último “PES” lançado foi o PES2020, que saiu em setembro de 2019.