“Luka Doncic não pára de surpreender”, podia dizer-se depois da exibição do esloveno no encontro do seu país frente à Argentina, no torneio de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas, talvez mesmo para os mais distraídos, Luka não traz surpresas, apenas garantias e reafirmações.

O jogador de 22 anos, que alinha nos Dallas Mavericks da NBA, conduziu a Eslovénia à vitória sobre os argentinos, que apresentam sempre boas equipas e muito competitivas, por 118-100. Doncic acabou o encontro com 48 pontos. É bom? Claro, mas é ainda melhor porque iguala a segunda melhor pontuação de sempre no basquetebol olímpico, conseguida pelo australiano Eddie Palubinskas, em Montreal 1976. Melhor, só o mítico brasileio Oscar Schmidt, que marcou 55 em Seul 1988.

Doncic esteve em campo 31 minutos e conseguiu, além de boas percentagens de lançamento, 11 ressaltos, cinco assistências e três desarmes de lançamento. Estas estatísticas, mais uma vez, pouco surpreendem vindas de um jogador que no segundo ano de NBA se tornou o primeiro na história da liga a conseguir médias de 30 pontos, oito ressaltos e oito assistências na primeira série de playoff da sua carreira. E no primeiro venceu o prémio de rookie do ano. Mais uma vez, além de lançamentos triplos muito complicados, Luka Doncic apenas cimenta o seu lugar, mesmo ainda muito jovem.

Doncic tem no “stepback” uma das suas armas mais indefensáveis

Do lado argentino, há a destacar duas pessoas: uma que ainda joga e outra que já teria idade para ter pendurado as botas de basket. Na quadra, o veteraníssimo Luís Scola, com 41 anos, ainda consegue mostrar-se ao mais alto nível e, mesmo que, novamente sem surpresas, já não tenha a velocidade de outros tempos, sempre foi um atleta com muita classe e excelentes fundamentos. Atributos que, como mostram também outros jogadores, são muito valiosos no torneio olímpico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fora de campo, destaque para a lenda argentina Manu Ginobili, já retirado da competição, que chamou a Doncic uma “fera”, elogiando o seu controlo do jogo e os 31 pontos conseguidos na primeira parte.