O vestido usado por Judy Garland no filme “O Feiticeiro de Oz”, de 1939, foi encontrado na Universidade Católica da América, em Washington, capital dos Estados Unidos. De acordo com uma publicação partilhada nas redes sociais da instituição, a peça de roupa usada pela personagem Dorothy estava perdida há quase 50 anos e só foi encontrada agora, numa caixa de sapatos, dentro de um saco do lixo.

É também referido que o vestido foi parar à universidade como um “presente precioso” concedido pela atriz Mercedes McCambridge, que era residente no departamento de teatro da universidade. Como era amiga chegada de Garland, foi ela quem guardou o vestido que fazia parte da grande coleção de figurinos de Hollywood.

A atriz de “O Feiticeiro de Oz” acabou por morrer em 1969, com 47 anos, na sequência de problemas de saúde relacionados com hepatite e abuso de drogas, e a amiga cedeu o seu vestido à escola por achar que seria uma forma de perpetuar a sua memória.

O vestido ficou então em exposição na universidade durante alguns anos até ser dado como perdido. Décadas depois do desaparecimento, na passada quinta-feira o professor Matt Ripa descobriu-o, revela o jornal norte-americano Washington Post. “Assim que a caixa me apareceu à frente, soube imediatamente o que era. Vi um padrão azul axadrezado e desatei a rir. Estava chocado pelo facto de estar a segurar numa peça que marcou a história de Hollywood”, revelou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa outra publicação da universidade, é possível comprovar a veracidade do vestido pelo nome escrito a caneta pela atriz nas gravações do filme.

“O Feiticeiro de Oz” é um filme norte-americano, lançado em 1939 e baseado no livro homónimo de  L. Frank Baum. A história acompanha Dorothy numa jornada para encontrar o Feiticeiro de OZ na companhia de um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem coração e um Leão cobarde que quer coragem.  O vestido com um padrão azul axadrezado marca a personagem que o veste durante todo o filme, bem como um pedaço da história de Hollywood.