Exercite este conceito

Com a despedida do confinamento, tudo o que é activewear recusa-se a permanecer na gaveta a ganhar bafio. Muito menos quando é feito com todo o carinho em Portugal. Aliás, o difícil vai ser eleger a versão para cada dia: roupa de fitness ou função além ginásio? Com a Dupla, disponível online, o resultado do trabalho de duas amigas, ambas as respostas são válidas, porque ganhamos quando as fronteiras são desmistificadas.

Tudo em pratos limpos e bonitos

Desde 2014 em solo português, a francesa Cécile Mestelan continua a dar largas à paixão pela cerâmica, renovado, reciclando e reaproveitando em boa parte das estrelas da companhia que têm agora nova casa para venda ao público. É num dos enclaves mais movimentados de Lisboa, o Poço dos Negros, que abre portas esta nova loja.

Rua Poiais de São Bento, 78. Segunda a sábado, 11h00 às 19h00

© Instagram Cecil Mestelan

O recanto dos cuidadores

A Curae é “a marca das pessoas, plantas e animais — a marca de cuidar”, um repto anterior mesmo ao espaço físico que acaba de abrir portas na zona de Alcântara. Por aqui encontra verde em doses abundantes, como se quer, mas nem só de folhagem vive este espaço, aberto aos cursos e partilha. Há conversas, guias para pequenos grandes jardineiros de trazer por casa, suportes de vaso, coleiras e trelas para os patudos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Travessa da Tapada, 10, Lisboa, Terça a sexta, 10h00 às 13h30 e 15h00 às 19h00; sábado 10h00 às 13h30

© Instagram Curae

Bons sonhos

Pode não ser mais fácil mandar os miúdos para a cama mas, entre golas, bordados, e camisas compridas, é por certo mais revivalista. Projeto de duas mães, a Cotton Moon regressa à tradição e ao aprumo de outros tempos na hora de deitar os mais pequenos As peças, para o menino e para a menina, são feitas em Portugal, 100% de algodão, recuperando a herança das linhas e das agulhas, “sempre mágicas, das casas dos nossos avós”.

© Instagram Cotton Moon

Uma loja/fábrica ao vivo

Ir à costureira e assistir ao processo de confeção de uma peça é um hábito que se reabilita, seja para aproximar o produto final do cliente seja para saciar a curiosidade dos pequenos destinatários destes artigos. Num encontro entre a marca portuguesa de moda infantil Yay e o ateliê Cost, orientado para pequenas produções têxteis, há uma nova loja com espírito de fábrica no Príncipe Real, em Lisboa. Ao nível térreo, estão as criações sustentáveis prontas a comprar. Mais a baixo, o cenário onde tudo as roupas ganham forma, sendo possível assistir a cada etapa, da seleção do tecido à estampagem.

Rua dos Prazeres, n 64 A, Lisboa

© Instagram Yay

Abertura à diversidade

O Porto ganha dois novos espaços reservados aos livros. Um deles chama-se Livraria aberta e acolhe nomes como Virginia Woolf, Kaváfis, James Baldwin ou Susan Sontag. Na prosa ou na poesia, a toada queer ganha força e a sexualidade é tratada sem necessidades de disfarçar as primeiras páginas destes volumes com capas falsas, daquelas que amenizam embaraços. Pode fazer uma visita no espaço físico ou reservar e encomendar através do email livraria@livrariaaberta.pt (Rua do Paraíso, 297-299, Porto. Segunda a sábado, 10h00-13h30, 14h30-19h00). Por sua vez, a editora Exclamação também se lança numa nova etapa com a livraria homónima (Rua Aníbal Cunha, n°263, Porto).

© Instagram Livraria aberta

Um jardim ao virar da esquina

Ramos de flores, caixas floridas e recheadas de macarrons, velas em chávenas, plantas, e ainda lavanda, algodão ou eucalipto. Cor, muita coisa, e um semblante primaveril mesmo que estejamos em qualquer outra estação. A Embaixada das Flores tem nova morada, com o Príncipe Real a ganhar uma esquina florida — sendo que as entregas seguem para todo o país, por isso nada tema se estiver fora da capital e quiser surpreender alguém.

R. Dom Pedro V 1, Lisboa. Segunda a sexta, 11h00 às 19h00; sábado, 11h00 às 14h00

© Instagram Embaixada das Flores

Aquela peça no xadrez do retalho de luxo

O legado e a modernidade entrelaçam-se na novíssima Burberry em Sloane Street, instalada num edifício emblemático e fiel a vários elementos assinatura da marca. Nada como um chão pixelizado para reproduzir o tradicional xadrez ou o clássico bege do intemporal trench a servir uma experiência táctil nos materiais em redor. O retalho pode não ter tido vida de milionário durante o pico da pandemia mas não só o mercado de luxo seguiu a bom ritmo, aumentando até em alguns casos, como o processo de compra no espaço físico ganhou um renovado allure, apostando no conceito de familiaridade e proximidade. Desenhado em colaboração com o arquiteto Vincenzo De Cotiis, esta está longe de ser a única inauguração de peso na calha. Em 12 meses, a Burberry planeia abrir portas na Plaza 66 em Xangai, na Rue Saint-Honoré, em Paris, e mais um endereço em Londres, agora em Bond Street.

1 Sloan Street, Londres. Segunda a sábado, 10h00 às 19h00; domingo, 12h00 às 18h00

© Instagram Burberry

Uma joia cintilante na avenida

É num edifício histórico da Avenida da Liberdade que a maison de alta joalharia, fundada em 1906 na Place Vendôme, inaugurou a sua nova morada em Lisboa. Ao longo de 200 m2, encontra uma série de vitrinas e dos salões, separados por painéis decorados com folha de ouro. Uma experiência de descoberta que passa por recantos como o boudoir dedicado ao Temps Poétique, que reúne as criações de assinatura relojoeiras da Van Cleef & Arpels, como os relógios Complications Poétiques ou a linha Charms, enquanto o salão adjacente acolhe na sua vitrina a coleção Alhambra, um dos ícones da casa

Av. da Liberdade, 204B. Todos os dias, 10h00 às 19h00

© DR

O culto do cabelo

Corte, coloração, madeixas, tratamentos, ou penteados simples. Ferragial é o nome do novo salão de cabeleireiro na cidade — o nome aponta para uma zona de cultivo de cereais que são cortados ainda verdes e, claro, para a rua em pleno Chiado em que se encontra este espaço, outrora campo de cultivo. Hugo Hofferman e Josie Georgia acreditam que os cabelos merecem uma tesourada antes de começarem a espigar, que devem ser tratados da forma mais natural possível e sem preconceitos. À experiência da equipa junta-se o leque de produtos vegan Authentic Beauty Concept e uma tabela de preços que não olha a géneros: aqui o que determina o valor final é a especificidade do cabelo.

Rua do Ferragial, 24, Lisboa

© Instagram Ferragial

Ir a banhos com Dias, Beleza ou Sampaio

Na Kuppa Swimwear cada modelo leva o nome de uma amiga envolvida no processo, que tenta ser eco friendly através da regeneração de nylon e aparente desperdício como redes de pesca. O produto final é para mergulhar de cabeça, com os devidos cuidados. Dias, Santos, Beleza, Sampaio e Martins são fatos de banho e biquínis desenhados e confecionados no Norte do país para o mundo. Aliás, Norte é o lema da coleção de arranque, para agarrar antes que o verão se despeça.

Dose tripla no CC Colombo

O Centro Colombo reforçou a sua oferta com três aberturas de lojas: Sandro, Maje e Claudie Pierlot, que abriram as suas portas e 25 de junho. Uma trindade premium que continua a apostar no chique parisiense, o fio condutor do grupo. Feminino, elegante, e distinto com o twist certo para escapar ao tédio. Para descobrir antes de ir de férias ou no regresso à cidade.

Piso 1 do Centro Colombo, Lisboa

© CC Colombo