O Facebook lançou uma nova ferramenta chamada “orem por mim”. A funcionalidade foi apresentada em junho através de um encontro virtual religioso na rede social. Esta ferramenta faz parte da mais recente campanha do Facebook para criar mais interações com a comunidade religiosa na rede social e tem está a ser testada em alguns grupos religiosos na plataforma nos EUA.

De acordo com a Reuters, que teve acesso a um grupo privado que já utiliza a funcionalidade, um utilizador faz um pedido de oração e os outros dizem se rezaram ou não carregando num botão. O mesmo órgão de comunicação social conta o exemplo de uma mulher que pediu orações para a sua tia que se encontrava doente. Os outro participantes do grupo puderam responder ao apelo clicando no botão “Eu orei”. Os utilizadores também podem escolher ser notificados com lembretes para voltar a orar no dia seguinte.

Em declarações à Reuters, o Facebook afirma que a ferramenta vai ser utilizada de forma a personalizar os anúncios para cada utilizador, à semelhança de outros conteúdos. No entanto, a empresa refere que vai fazer os possíveis para que não haja aproveitamento comercial desta nova funcionalidade. Em 2017, Mark Zuckerberg, presidente executivo e fundador do Facebook, afirmou que as igrejas são “exemplos de conexão universal com os seguidores”.

Fidji Simo, diretora de aplicações do Facebook, diz que “com a pandemia houve um aumento significativo no crescimento da categoria espiritual”. Assim, o objetivo desta nova ferramenta passa por criar uma ligação com “uma das maiores comunidades que usam produtos do Facebook para se conectar, que são as pessoas de fé”, adianta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR