A dupla britânica Tom Daley e Matty Lee conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro na prova de saltos para a água sincronizados masculina dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, pondo fim à hegemonia da China nesta categoria.

“Eu salto há mais de 20 anos e estes são os meus quartos Jogos Olímpicos. Muita gente ter-me-ia posto de lado, por ser a pessoa mais velha [mas] estou na melhor forma possível, em termos físicos e mentais. Vir com o apoio do Matty para esta competição, e a forma como nos temos preparado… penso que estávamos com uma mentalidade imparável, este ano, e foi a primeira vez que consegui sequer pensar nisso: nós somos a competição a ser batida, e eles têm de vir atrás. Não sei, sinceramente, ainda nem consigo acreditar” na medalha de ouro, disse o veterano Tom Daley à BBC Sports, logo após o salto que garantiu a vitória e já de medalha de ouro ao peito. “Nem sequer pensei que conseguisse vir” a Tóquio, admitiu o nadador britânico.

Daley, medalha de bronze em Londres2012 e Rio2016, e o estreante Lee, de 23 anos, surpreenderam dupla chinesa Chen Aisen e Cao Yuan, favorita a uma terceira medalha de ouro, vencendo apenas por uma margem de 1,23 pontos, na prancha a 10m.

“Eu acabei em lágrimas”, contou ainda Daley. “Eu não conseguia acreditar. Quando estávamos prestes a ser anunciados como campeões olímpicos, e quando se preparavam para passar o hino, eu estava fora de mim, nem conseguia cantar.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os britânicos somaram 471,81 pontos na final, enquanto Cao Yuan e Chen Aisen ficaram nos 470,58, tendo ambos de se contentar com a medalha de prata. O bronze foi para Alexsandr Bondar e Viktor Minibaev, do Comité Olímpico da Rússia, que alcançaram 439,92.

Ao lado de Daley, o estreante Matty confessava-se igualmente crédito com o feito que a dupla tinha acabado de alcançar. “É de loucos, eu não entendo o que acabou de se passar”, dizia à BBC Sports. “Durante todo este ano, tenho andado a pensar na medalha de ouro e [ao mesmo tempo] a tentar não pensar nisso. Poder partilhar os meus primeiros olímpicos com o Tom, conseguir a medalha de ouro e fazer parte disto é muito especial”.

Pelo meio, Tom sublinhava a prestação do parceiro de salto. “Estava tão orgulhoso de ti, por te aguentares. Eu senti que ia fraquejar em muitos momentos desta competição, mas o Matty esteve completamente focado. Tudo correu certo, sentimos esse espírito. Não dissemos grande coisa um ao outro. Simplesmente sabíamos o que tínhamos de fazer.”

A China vinha de uma sequência de quatro vitórias na prova sincronizada masculina, iniciada em Atenas2004, e conquistou 37 das 48 medalhas de ouro que estiveram em disputa nos saltos para a água nos últimos sete Jogos Olímpicos.