O arranque da prova masculina de triatlo dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi, no mínimo, estranha e confusa. Até perigosa, diga-se. Uma falsa partida (ainda sem grande explicação) fez os 56 atletas quererem atirar-se para a água – a prova inicial é natação -, mas alguns não conseguiram fazê-lo. Um pequeno barco com elementos dos media oficiais dos Jogos estava em frente ao pontão na Baía de Tóquio e bloqueava o caminho a alguns atletas.

Os demais, claro, ao ouvirem o “toque de saída”, fizeram-se à água para o início do culminar de toda a sua preparação olímpica. Para os recordes, para as medalhas, para os sonhos de cada um. Menos, claro está, os que tinham um barco à frente em pleno começo de uma prova de olimpíada.

Eventualmente, elementos da organização em jet skis foram “buscar” os que conseguiram lançar-se para os 1500 metros de natação, tendo os atletas regressado ao ponto de partida, conseguindo com isto uns 200 metros de uma espécie de aquecimento, segundo a Reuters. Passados dez minutos, a prova retomou e começou de vez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O triatleta norueguês Kristian Blummenfelt, que conquistou o ouro, afirmou ter achado a situação “muito estranha”. “Quando mergulhei pensei que ia ser chamado para trás então mantive-me para a esquerda e estável. Tentei olhar pela positiva, como um aquecimento extra”, referiu o vencedor. A mesma lógica teve o medalha de bronze Hayden Wilde, da Nova Zelândia, que chamou à situação um “bom alongamento para os braços depois de 25 minutos parado”.

Mas nem todos levaram levianamente a situação. O australiano Jake Birtswhistle ainda acabou em 16.º mas foi pontapeado no nariz (partindo-o) durante a “confusão” inicial. “Foi uma das corridas mais duras em que estive. Foi um pé, imagino que na falsa partida. Foi para nada”, disse o triatleta ao Sidney Morning Herald.

O também australiano Aaron Royle (26.º) até achou graça: “Ri-me enquanto nadava de volta para o pontão e a pensar que de todas as corridas para isto acontecer, aconteceu nos Jogos Olímpicos. Eu pensei ‘bem eles não vão começar a corrida porque o barco está ali’, mas no minuto seguinte… Penso que não houve comunicação entre o pontão e quem começou a corrida”.

Um comunicado dos responáveis mundiais pelo triatlo não esclareceu muito mais, afirmando o que já se sabia, que “alguns atletas foram bloqueados por um barco da OBS (Olympic Broadcast Services) e que como resultado a corrida foi recomeçada devido a uma partida infevida”.