Fernando Medina volta a contar com o apoio dos ex-Presidentes da República António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, na corrida à presidência da Câmara de Lisboa. Num vídeo publicado nas redes sociais, Eanes destaca a “larga experiência política” e o “forte caráter” do candidato socialista, enquanto Sampaio salienta, segundo o Expresso, a “obra feita” e a “visão forte”.

Tanto Ramalho Eanes como Jorge Sampaio já tinham apoiado Medina nas autárquicas de 2017 e voltam a fazê-lo agora, em 2021. Num vídeo de 2 minutos e 20 segundos, já publicado nas redes sociais do atual presidente da Câmara, Eanes começa por dizer que, embora não tenha nascido em Lisboa, a capital é a cidade dos seus “afetos”, onde viveu grande parte de vida e local em que nasceram os filhos e dois dos netos. Declara que quer “uma Lisboa cada vez melhor” — e é aqui que começam os elogios a Fernando Medina: o socialista estabeleceu para a cidade “um projeto de modernização, nomeadamente económica, da cidade e de inclusão social” e a ação desenvolvida foi feita “com empenho e com eficácia”. Na pandemia “respondeu com prontidão”, considera.

“Eu acho que Fernando Medina tem todas as condições para continuar a desenvolver este propósito. Fernando Medina é um homem com inegáveis talentos de espírito, entre eles a inteligência”, afirma. Eanes destaca ainda a “larga experiência política” e o “forte caráter”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2017, na apresentação da candidatura de Medina, o candidato socialista lembrou uma conversa que teve com o general, que lhe disse: “Nós na tropa tínhamos duas formas de dizer as coisas: a forma simples e à bruta. Vou dizer isto à bruta: não me lixe e faça um bom trabalho“.

Já num vídeo mais curto (que ainda não foi publicado nas redes sociais, mas a que o Expresso teve acesso), Jorge Sampaio diz que o atual presidente da Câmara tem “obra feita” e “desde 2015 tem vindo a mudar a cidade para melhor, a partir de uma visão forte, moderna, mais sustentável e inclusiva de Lisboa”.

Fernando Medina apresenta recandidatura a Lisboa na segunda-feira