O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas com 18 ou mais anos de idade, anunciou esta quarta-feira a task force para o programa de vacinação.

Nesse sentido, a partir desta quarta-feira, para que as pessoas com 18 ou mais anos sejam vacinadas, basta irem ao site criado pelo Ministério da Saúde e seguir os passos indicados.

Numa primeira fase, os utentes escolhem o local e a data mais convenientes para a vacinação. Depois, serão contactados via SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação, sendo então necessário responder , conforme indicado nessa mensagem, para oficializar a marcação.Caso o utente responde “não”, terá de esperar três dias para poder marcar nova data.

O portal para o autoagendamento entrou em funcionamento no dia 23 de abril, na altura para pessoas com 65 ou mais anos de idade, e, há medida que Portugal recebe mais vacinas, o procedimento tem sido alargado para as faixas etárias mais jovens.

Mas, à medida que o processo de vacinação acelera em Portugal e é alargado aos mais jovens, tem havido concelhos em que as vagas para o agendamento estão cheias, o que levou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, que chefia a task force, a adiar, na semana passada o autoagendamento para pessoas com mais de 20 anos, devido à falta de vacinas para administrar primeira doses, sendo privilegiado a inoculação da segunda dose nas faixas etárias mais avançadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o último relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde, 52% dos portugueses (o que corresponder a 5.389.935 pessoas) já estão totalmente vacinados contra a Covid-19, isto é, receberam ou as duas doses da vacina ou a vacina da Janssen/ Johnson & Johnson, de toma única.

Além disso, 67% dos portugueses, quase sete milhões de pessoas, já iniciaram o esquema vacinal e aguardam a toma da segunda dose.

Mais de metade da população portuguesa tem a vacinação completa