Enviado especial do Observador, em Tóquio

É certo que os EUA têm uma capacidade com tanto de natural como de invulgar para criar referências nas mais diversas modalidades. Em Tóquio não é exceção, com Noah Lyles nos 200 metros a estar guardada como a carta a ser lançada na parte final da competição quando começar o atletismo. No entanto, existiam três grandes bastiões nesta comitiva de centenas de atletas que se deslocou ao Japão. E todos eles têm caído, um após o outro, com um especial enfoque para o que se passou esta manhã no Tokyo Aquatics Centre e que deixou a equipa em choque.

Depois da derrota frente à australiana Ariane Titmus na aguardada final dos 400 metros livres, Katie Ledecky surgia projetada para uma redenção dos 200 livres, onde iria ter novo duelo com o Diabo da Tasmânia. E até havia um ligeiro favoritismo, nunca esquecendo que, até Tóquio, a americana tinha sofrido apenas um desaire em oito anos, nos Mundiais de 2019 (400 metros livres). No final, Ledecky perdeu. Mais do que isso, Ledecky não foi sequer ao pódio da distância, terminando a corrida decisiva num inesperado quinto lugar.

Titmus confirmou o estatuto de grande destaque destes Jogos, somando nova medalha de ouro com o tempo de 1.53,50, um novo recorde olímpico. Siobhan Bernadette Haughey, de Hong Kong, foi a grande surpresa com a prata (1.53,92, um registo máximo continental), ao passo que a canadiana Penny Oleksiak fechou o pódio (1.54,70). Ledecky acabou com um modesto 1.55,21 e a italiana Federica Pellegrini fez ainda pior (1.55,91).

Um pouco depois, a americana voltou à piscina e ganhou com facilidade a prova dos 1.500 metros livres, com o tempo de 15.37,34 que ficou a dois segundos do seu recorde olímpico e a 17 segundos do seu recorde mundial. No entanto, algo se passa com Ledecky. E a prova dos 800 metros livres, que à partida seria uma questão resolvida, pode tornar-se mais um ponto de surpresa numa edição que está a furar as expetativas americanas em relação à nadadora exemplo que quase todos apontam como a Michael Phelps feminina (incluindo o próprio).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR