A Apoiarte — Casa do Artista, em Lisboa, vai receber 150 mil euros de apoio do Ministério da Cultura até 2023 no âmbito de um protocolo assinado esta quarta-feira para criar uma programação de iniciativas socioculturais para os residentes.

De acordo com o protocolo assinado ao fim da manhã no jardim da Casa do Artista, em Carnide, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, e pelo presidente da Casa do Artista, José Raposo, o apoio será de 50 mil euros anuais durante três anos.

“Vocês são as minhas referências. Ensinaram-me o que eu sou como artista”, disse o ator, na cerimónia, ao ar livre, dirigindo-se a cerca de duas dezenas de artistas seniores que se encontravam presentes na cerimónia, cumprindo as regras de segurança de uso de máscara e distanciamento.

Em declarações à agência Lusa no final da assinatura do protocolo, o presidente da Apoiarte – Associação de Apoio aos Artistas destacou que aquele apoio financeiro do Ministério da Cultura “será muito relevante para a Casa do Artista e a sua comunidade, e marca o início de ciclo de uma parceria importante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No quadro do protocolo, será desenvolvido um programa de acolhimento no Teatro Armando Cortez, de produções de entidades artísticas que beneficiem dos programas de apoio da Direção-Geral das Artes e que territorialmente desenvolvem atividades fora da Área Metropolitana de Lisboa.

“É um projeto importante para fazer uma descentralização ao inverso, acolhendo a este teatro companhias e projetos de fora da área da grande Lisboa“, salientou o responsável por uma entidade onde vivem cerca de 60 artistas.

É intenção da nova direção “potencializar, não só o teatro, para criação de novos públicos, mas revitalizar todos os espaços das instalações da Casa do Artista”, nomeadamente a Galeria Raul Solnado, com cerca de 300 metros quadrados, para acolher exposições, lançamentos de livros e outros eventos culturais.

“A nossa ideia é incentivar os residentes da Casa do Artista, se o desejarem, a participar nos programas culturais, seja nas peças de teatro, seja ao nível de transmissão de conhecimento para os jovens artistas”, sublinhou José Raposo à Lusa.

Por seu turno, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, comentou que “não fazia sentido não existir uma relação [da entidade com o Ministério da Cultura] há quase vinte anos”, sublinhando o reatar da ligação “que nunca se deveria ter perdido”, através de um protocolo com o apoio faseado de 150 mil euros realizado através do Fundo de Fomento Cultural.

A ministra destacou também os esforços que serão encetados, através da Direção-Geral das Artes, para instituir o programa de acolhimento de produções no Teatro Armando Cortez, “com o objetivo de promover e divulgar a criação artística nacional”.

A nova direção, que tomou posse em março deste ano, já tem prevista, para este ano, o desenvolvimento de várias atividades socioculturais “numa dinâmica interna e comunitária”, entre outras, a realização de uma Feira do Livro e do Disco, um programa de animação de rua nos jardins e a publicação mensal do boletim informativo, indicou José Raposo.

Reconhecida oficialmente de utilidade pública, a Apoiarte é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída em 27 de maio de 1986, que tem como objetivos promover e desenvolver iniciativas de caráter cultural, social e outras, de apoio aos artistas portugueses ou outros, que em Portugal tenham trabalhado.