Com as temperaturas a atingir os 35 graus, nove concelhos dos distritos de Bragança, Santarém e Faro apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima no Norte e Centro, céu limpo, com nebulosidade matinal no litoral Centro e vento por vezes forte nas terras altas e litoral oeste durante a tarde. As temperaturas máximas vão variar entre os 24º (Aveiro) e os 35º (Beja e Évora) e as mínimas entre os 13º (Braga, Bragança, Guarda e Viseu) e os 20º (Faro).

Em risco muito elevado o IPMA colocou mais de 80 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Portalegre, Beja e Faro. Outros cerca de 100 dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro estão em risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Portugal continental, a ilha da Madeira e a ilha do Faial, nos Açores, apresentam esta quarta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as restantes ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores enfrentam esta quarta-feira um risco elevado. Esta escala, de cinco níveis, varia entre risco extremo e baixo

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol. Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t’shirt” e protetor solar.