A jornalista Alexandra Borges será a nova Diretora de Grande Reportagem e Investigação da Global Media, grupo que integra meios como o Diário de Notícias, TSF ou Jornal de Notícias. A propósito da contratação, o Conselho de Redação (CR) do JN anunciou que vai apresentar queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) uma vez que a criação de uma equipa de investigação exterior aos meios de comunicação do grupo põe em causa a “disciplina editorial de cada um dos órgãos de informação”, avança o jornal Público.

No documento, é referido que Inês Cardoso, diretora do JN, não terá sido informada sobre esta contratação e que a mesma “representa uma violação do princípio da autonomia dos órgãos de informação e respectivas redacções”, cita o Público que teve acesso ao documento redigido pelo CR.

“A criação da figura de uma diretora porventura com pretensos poderes para fazer inserir trabalhos nas diversas publicações, portanto com ingerência direta nas competências dos diretores, chefes de redacção e editores de área editorial (secção), atinge de forma inapelável o princípio da autonomia das redacções e dos jornalistas, os quais só devem obediência aos respectivos superiores hierárquicos”, escrevem ainda.

O comunicado da Global Media, que diz que “o jornalismo independente, de investigação e qualidade é uma das prioridades”, refere que Alexandra Borges irá dirigir uma equipa própria, tendo “autonomia para gerir de forma livre todas as suas investigações jornalísticas”, cita o próprio JN.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa publicação na sua página de Facebook, Alexandra Borges fez saber que se sente “honrada, orgulhosa e cheia de ambição” por integrar o grupo de media, dizendo carregar agora uma responsabilidade “gigante”. “Hoje, tal como ontem e como amanhã serei assim, igual a mim própria, tal como sempre me conheceram, desejosa de começar a publicar a notícia que alguém quer que não se publique, honrando os meus colegas do grupo, reforçando a minha classe e valorizando o meu país”, escreve ainda.

Global Media “não cumpriu” pagamentos a alguns trabalhadores alvo de despedimento, diz sindicato

Perante a recente contratação, o CR aponta ainda os “sérios constrangimentos e problemas graves” tanto no grupo como especificamente na redação do JN, acusando a administração de pressionar a direção para “redução de salários e mesmo rescisões de contratos de trabalho”.

Em outubro do ano passado, a Global Media anunciava mais um despedimento coletivo de mais de 80 trabalhadores do grupo, e já em maio deste ano o Sindicato dos Jornalistas denunciava as falhas no pagamento a alguns trabalhadores alvo desse despedimento.