A região sul do Brasil está esta quinta-feira sob uma forte onda de frio que fez as temperaturas em algumas zonas do país baixar até aos -10ºC, com a sensação térmica a ficar em torno dos 25 graus negativos, de acordo com a imprensa brasileira.

Em vários pontos do sul do Brasil, particularmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem nevado intensamente ao longo desta quinta-feira.

Na origem da onda de frio está a deslocação de uma enorme massa de ar polar, oriunda da região do Polo Sul, sobre a região austral da América do Sul. Porém, a onda de frio fez baixar as temperaturas em todo o país, até em regiões mais a norte. A cidade de São Paulo, por exemplo, atingiu esta quinta-feira a temperatura mais baixa do ano: 4,7ºC. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, trata-se da temperatura mais baixa registada na cidade desde 2016, ano em que foram registados 3,5ºC, também no mês de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de estar a ter grande impacto no sul do Brasil, esta não deverá ser a maior onda de frio dos últimos anos: em 2013 e em 2016, as temperaturas no inverno do hemisfério Sul foram ainda mais baixas.

Todavia, tudo indica que esta será uma onda de frio mais duradoura do que outras registadas nos últimos anos no país. Segundo disse ao portal R7, do Grupo Record, a meteorologista brasileira Carine Gama, na região sul as temperaturas deverão manter-se muito baixas até ao próximo sábado. Por outro lado, na região sudeste, o pico do frio deverá ser atingido na sexta-feira e, a partir de sábado, já deverão voltar a subir.

Segundo o portal G1, da Globo, a neve caiu em pelo menos 13 cidades do estado do Rio Grande do Sul durante o dia de quarta-feira. No estado de Santa Catarina, foram pelo menos dez as cidades onde foi registada a queda de neve.

De acordo com várias reportagens publicadas na imprensa brasileira, a queda de neve e as temperaturas em torno dos 2 graus negativos atraíram às ruas vários residentes e turistas, que se divertiram com a neve.