task force da vacinação contra a Covid-19 tem permitido a toma de vacinas não recomendadas para determinadas idades mediante um consentimento informado. Desta vez, têm sido as mulheres com menos de 50 anos que têm tomado o imunizante da Janssen desde que assinem o documento — a Direção-Geral da Saúde (DGS) não recomenda a administração da vacina nessas faixas etárias. Há dois meses, fonte da task force tinha garantido ao Observador que tal cenário não estava previsto, mas, devido à escassez de outras vacinas, este tipo de procedimento voltou a ser implementado nos centros de vacinação.

“Não há nenhuma irregularidade. Está previsto desde que haja consentimento”, confirmou esta quinta-feira fonte da task force ao Observador, que sinaliza que a norma 004/2021 da DGS prevê que tal aconteça, esclarecendo ainda que a vacina da Janssen está aprovada para pessoas maiores de 18 anos pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês).

As pessoas do sexo feminino com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, podem ser vacinadas com a vacina da Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido”, pode ler-se na norma.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.