O PSD questionou esta quinta-feira o Ministério da Agricultura sobre a avaliação dos prejuízos da intempérie de 31 de maio, que afetou vários concelhos de Vila Real inseridos na Região Demarcada do Douro, e sobre o prazo para definir medidas.

Em comunicado, o grupo parlamentar dos sociais-democratas revelaram que questionaram a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sobre “qual o valor da avaliação dos prejuízos” efetuada por aquele ministério, qual “o prejuízo na área da vinha” e qual “a área afetada localizada na Região Demarcada do Douro (RDD)”.

O PSD interrogou ainda “quais as freguesias e concelhos abrangidos no levantamento dos prejuízos”, qual “o prazo previsto para definir as medidas adotar”, que “tipo de medidas estão a ser equacionadas” e se “estão ou não a ser ponderadas específicas por tipo de cultura”.

E lembrou também que o Ministério da Agricultura emitiu um comunicado a informar que estão no terreno equipas da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) “a proceder ao levantamento dos prejuízos causados, que servirão de base às medidas a adotar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 31 de maio, um fenómeno climático extremo, de chuva forte acompanhada de granizo, provocou uma devastação profunda em algumas culturas agrícolas localizadas nos vários concelhos de Vila Real, inseridas na região do Douro, realçaram os sociais-democratas.

“A intensidade da tempestade foi de tal forma severa que se estima elevados prejuízos em vinhas, inclusive nas localizadas na Região Demarcada do Douro, em culturas perenes de fruticultura e em culturas temporárias”, sublinham.

“De acordo com os agentes locais, as produções agrícolas na vinha e em outras culturas estão comprometidas na sua quase totalidade para o presente ano, e será necessário o restabelecimento de diversas infraestruturas agrícolas, bem como em estradas, muros e caminhos”, acrescentam.

Em 18 de junho, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) tinha referido que, até 17 de junho, tinham sido afetados pelo granizo cerca de 2.200 hectares de vinha principalmente nos concelhos de Armamar, Lamego, Peso da Régua e Vila Real.

A primeira ocorrência de queda de granizo, chuva intensa e trovoada aconteceu a 31 de maio, afetando principalmente o concelho de Vila Real.

Novos episódios de mau tempo aconteceram nos dia 11 e 13 de junho, atingindo também os concelhos de Peso da Régua, de Armamar e Lamego, todos inseridos na Região Demarcada do Douro.

Em 05 de julho, o Ministério da Agricultura anunciou sete medidas de apoio às regiões afetadas pelas tempestades de granizo com o objetivo de “minimizar os prejuízos causados” por estes fenómenos meteorológicos adversos em vinhas ou pomares.

Entre os meses de abril, maio e junho, no Norte e Centro do país ocorreram várias tempestades de granizo que afetaram vinhas, pomares e outras produções e, após o levantamento dos prejuízos pelas respetivas Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), o ministério decidiu implementar um conjunto de medidas que anunciou em comunicado.