Foi uma prova atribulada para as atletas na prova de salto feminino em Tóquio e o prenúncio de que assim seria revelou-se ainda na última sexta-feira, quando o astro da ginástica mundial, Simone Biles, comunicou que não participaria em mais duas finais da modalidade. Este domingo, quando se disputou mais uma final, foi como se todas as estrelas se desalinhassem — umas para seu bem, outras nem tanto.

Comecemos pelas boas notícias. Quando Simone Biles decidiu sair da prova de salto feminino nos Olímpicos, a atleta americana com a quarta melhor classificação, MyKayla Skinner, foi chamada para representar os Estados Unidos ao lado de Jade Carey. Para a primeira, as alterações de última hora — MyKayla foi chamada a dois dias da prova — não perturbaram demais a prestação. Para a segunda, não terá sido bem assim.

MyKayla Skinner arrecadou a medalha de prata com 14.916 pontos e termina a carreira de ginasta olímpica com um prémio que, a princípio, não estava destinada a vencer. Só uma atleta conseguiu ultrapassar a classificação da norte-americana: Rebeca Andrade, a primeira brasileira a ganhar duas medalhas olímpicas numa mesma competição. Foi prata na prova individual geral e agora ouro na prova de salto.

Para Jade Carey, a prova não trouxe tanta alegria. Nesta disputa, e com Simone Biles fora da competição, era ela a favorita à medalha de ouro, mas a pontuação de 12.416 pontos não bastou sequer para subir ao pódio. Tinha ficado em segundo na qualificação para a prova, mas uma mudança inesperada no esquema para o salto, que resultou numa corrida muito mais simples que o esperado, desvalorizou a prestação.

Visivelmente atrapalhada e à beira das lágrimas, Jade Carey ainda investiu num segundo salto, mas nem a nova oportunidade valeu à norte-americana alguma glória nos Jogos Olímpicos. Além de Rebeca Andrade e de MyKayla Skinner, outras cinco atletas conseguiram melhores prestações: a ginasta terminou em oitavo lugar e a medalha de bronze foi entregue à sul-coreana Yeo Seo-jeong.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR