A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou, através do Twitter, que foi efetuado um desembolso de 2,2 mil milhões de euros para Portugal, esta terça-feira, do pacote NextGenerationEU, acordado na UE para superar a crise da Covid-19. Trata-se de um valor que corresponde a 13% do orçamento do Plano de Recuperação e Resiliência português, que totaliza 16,6 mil milhões de euros e que foi aprovado o mês passado.

“O desembolso hoje efetuado representa um momento histórico na execução do plano de recuperação e resiliência de Portugal”, escreveu a presidente da Comissão Europeia no Twitter.

Portugal foi primeiro Estado-membro da União Europeia a entregar em Bruxelas o plano nacional para aceder aos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e é o primeiro país a receber a primeira tranche deste valor.

Em comunicado, a UE referiu que “este pagamento contribuirá para lançar a aplicação das medidas essenciais em matéria de investimento e de reforma delineadas no plano de recuperação e resiliência de Portugal”, sendo que o executivo comunitário irá autorizar novos desembolsos “em função do ritmo de execução dos investimentos e reformas descritos nesse plano”.

Depois da publicação em que a presidente da Comissão Europeia falava de Portugal, Ursula von der Leyen já referiu que foram também transferidos 770 milhões de euros para a Bélgica, e 12,1 milhões para o Luxemburgo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR