A portuguesa Marta Pen terminou a meia-final dos 1500 metros com a sua melhor marca pessoal deste ano: 4:04,15. O tempo, porém, não foi suficiente para se apurar para a final da disciplina, depois de ter terminado em 10.º lugar, numa prova vencida pela holandesa Sifan Hassan — a mesma atleta que tinha caído durante a sua prova de qualificação e, mesmo assim, venceu essa corrida.

Os 1500 metros são muito táticos e houve um pequeno erro. Aos 400 metros descolei da frente e infelizmente, demorei algum tempo a encontrar o caminho. Acabei forte com um season best [melhor marca do ano]. E chegar aos Jogos Olímpicos e correr a melhor marca do ano… só posso estar orgulhosa”, referiu a atleta no final da prova, em declarações aos jornalistas.

A portuguesa recordou que “são 4 minutos da pista, mas são 15 anos de trabalho”, atribuindo a um momento menos feliz na sua vida uma mudança de pensamento que lhe permitiu chegar a outros voos: a morte do pai.

“Quando perdi o meu pai deixei de pensar que um dia ia aos Jogos Olímpicos para pensar que ia aos Jogos Olímpicos, para a minha mãe e as minhas irmãs me verem”, afirmou, destacando que é necessário colocar timings. “O meu treinador ficou em choque quando disse que queria ir aos Jogos daqui a dois anos”, explicou.

Agradecendo à família, ao marido e a todos os treinadores, Marta Pen afirmou que “queria mais” do “palco dos sonhos”, mas que volta daqui a três anos “com mais objetivos”. Com 28 anos, a portuguesa ainda tenciona continuar a lutar pelo sonho olímpico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR