Pete Parada, baterista da banda pop-punk The Offspring, foi expulso por não se ter vacinado contra a Covid-19. A sua decisão deveu-se a motivos médicos, mas acabou por lhe custar o emprego, escreveu o próprio numa publicação no Instagram. “Tenho notícias tristes e difíceis para partilhar”, começou o baterista. “Revelo-as porque vão deixar de me ver nos próximos concertos.”

Segundo esta publicação, Parada foi aconselhado pelo seu médico a não se vacinar, devido à síndrome de Guillain-Barré. Esta condição, que começou na sua infância e foi piorando até aos dias de hoje, traduz-se num distúrbio em que o sistema imunológico do corpo ataca os nervos. Assim, “os riscos de ser vacinado tornam-se maiores do que os benefícios“, segundo o músico.

No ano passado, Parada contraiu o novo coronavírus e não teve quaisquer sintomas, o que o faz acreditar que, se for infetado novamente, conseguirá vencer o vírus sem quaisquer dificuldades. “Mas não tenho tanta certeza de que sobreviveria a outra rodada pós-vacinação” da síndrome. Isto porque a agência norte-americana do medicamento (Food and Drug Administration) disse, no mês passado, que a vacina da Johnson & Johnson pode estar associada a um aumento do risco de desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré.

Contudo, não existem dados que sugiram uma ligação entre a doença e as vacinas feitas pela Pfizer-BioNTech ou pela Moderna, ambas com tecnologia diferente da usada pela Johnson & Johnson.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como não consigo cumprir o que se está a tornar, cada vez mais, um mandato da indústria, foi decidido que não é seguro estar perto de mim, quer no estúdio quer em concerto”, revelou o baterista referindo-se à decisão da banda.

Ainda assim, não está claro se o baterista foi retirado permanente ou temporariamente da banda, nem se foi escolhido um substituto. Também não se sabe como serão as próximas dezenas de concertos da banda, agendados para o próximo verão nos Estados Unidos e na Europa.

“Não guardo quaisquer rancores perante a decisão da banda. Desejo o melhor para a família Offspring! Eles estão simplesmente a fazer o que acreditam ser melhor para eles, enquanto eu faço o mesmo”, concluiu o baterista.

Os The Offspring ficaram famosos na década de 1990 com canções como “Why Don You Get a Job?” e “Pretty Fly (For a White Guy)” e estima-se que tenham vendido mais de 40 milhões de discos no mundo. Pete Parada entrou em 2007 e este ano apresentou o seu último álbum com a banda, “Let the Bad Times Roll”, o primeiro em quase uma década.