O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, manifestou esta quinta-feira “consternação e pesar” pela morte do ex-deputado e antigo autarca socialista Afonso Abrantes, que morreu na quarta-feira aos 76 anos.

“Neste momento de luto, o presidente da Assembleia da República expressa à família, aos amigos e ao Partido Socialista as mais sentidas condolências”, escreve Ferro Rodrigues numa mensagem de pesar enviada à Lusa, em que “manifesta consternação e pesar” pela morte de Afonso Abrantes.

O presidente da Assembleia da República recorda que Afonso Sequeira Abrantes foi deputado na V Legislatura (1987-1991), eleito nas listas do Partido Socialista pelo círculo de Viseu, e autarca durante mais de duas décadas, entre 1990 e 2013.

Destacou-se como presidente da Câmara Municipal de Mortágua, onde também presidiu à Assembleia Municipal, tendo-se envolvido igualmente noutras atividades da comunidade, como a presidência da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua”, pode ler-se na mensagem de Ferro Rodrigues.

Afonso Abrantes, que foi presidente da Câmara de Mortágua durante 24 anos e deputado da Assembleia da República, morreu esta quarta-feira aos 76 anos, disse hoje à agência Lusa o presidente da distrital de Viseu do PS, José Rui Cruz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As causas da morte não são conhecidas, “terá sido alguma coisa repentina, uma vez que, apesar das condicionantes de saúde que tinha, andava bem e animado” com as eleições autárquicas que vão acontecer em 26 de setembro, disse José Rui Cruz.

“O secretário-geral do PS, António Costa, já apresentou as condolências e pediu que fosse representado [nas cerimónias fúnebres], assim como o grupo parlamentar socialista, por tudo o que Afonso Abrantes deu ao partido”, acrescentou o dirigente socialista.

A Câmara Municipal de Mortágua publicou uma nota de pesar em que destaca a “figura ímpar do concelho, o pedagogo de excelência, mestre da oratória, brilhante estratega e político de pulso”.