Uma equipa de 300 técnicos da província chinesa de Guangdong chegou esta quinta-feira a Macau para ajudar nos testes à covid-19 de toda a população, uma medida decretada após terem sido detetados quatro casos no território, anunciaram as autoridades.

O executivo de Macau “solicitou apoio ao governo da província de Guangdong”, que “de imediato (…) organizou uma equipa técnica de 300 profissionais qualificados”, os quais “finalizaram as formalidades fronteiriças e serão distribuídos para apoiar nos trabalhos dos vários postos de teste de ácido nucleico”, informaram as autoridades, em comunicado.

O Governo do território agradeceu “os enormes esforços” das autoridades de Guandgong, província que faz fronteira com o território, afirmando esperar que, “com o apoio da equipa” enviada, a “eficácia na realização” dos testes em massa aumente, “reduzindo, deste modo, o tempo da espera dos residentes”.

Os quatro casos da variante Delta do novo coronavírus detetados numa família levaram na terça-feira o Governo de Macau a decretar o “estado de emergência imediata” no território e a realização de testes à covid-19 para toda a população, a partir de quarta-feira e durante três dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No arranque dos testes em massa, na quarta-feira, registaram-se filas enormes nos postos de testagem, a decorrer agora em 42 locais, incluindo 28 em Macau e 14 na área da Taipa e Coloane (Cotai). Problemas informáticos causaram problemas na marcação dos testes e na criação do código QR de saúde que vigora no território, o que já levou as autoridades a pedirem desculpa à população.

Apesar disso, Macau já testou mais de metade da população (52%), segundo os dados mais recentes do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus. Até às 14:00 horas de hoje (07:00 em Lisboa), “345.000 [pessoas] já efetuaram a recolha de amostras no teste de ácido nucleico”, tendo sido emitidos 100.000 resultados, informou o Centro de Coordenação.

Na origem dos quatro novos casos (uma família com dois filhos) esteve a filha do casal, que se deslocou a Xian, na China, em visita escolar, entre 19 e 24 de julho, informaram os responsáveis de saúde.

As autoridades realizaram testes “aos 72 indivíduos de contacto próximo” com os infetados, que “foram negativos”, e estão a recolher amostras das pessoas de contacto por via secundária, “mas ainda não foram registados casos positivos”, informaram na quarta-feira. Com mais de 659 mil habitantes, Macau detetou apenas 63 casos desde o início da pandemia, não registando qualquer morte. Nenhum profissional de saúde foi infetado ou identificado qualquer surto comunitário.