O K4 500 composto pelos canoístas Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela apurou-se esta sexta-feira para as meias-finais dos Jogos Olímpicos depois de ter sido quarto classificado nos quartos de final.

No Sea Forest Waterways, numa regata que qualificava seis dos sete barcos, o quarteto luso cumpriu a prova em 1.24,325 minutos, atrás de Hungria, vencedora da série, Bielorrússia e China.

As meias-finais realizam-se este sábado, a partir das 10h21 (02h21 em Lisboa), sendo que a final decorre duas horas depois, às 12h37 (04h37).

Nas eliminatórias, uma má largada fez ruir as hipóteses de o quarteto luso seguir diretamente para as meias-finais, reservadas somente aos dois primeiros colocados.

Esta é apenas a segunda prova internacional do K4 500 metros desde os Mundiais de 2019, nos quais se apurou para Tóquio 2020, com o sexto lugar.

Posteriormente, a equipa treinada por Rui Fernandes, que nesse ano foi quarta nos II Jogos Europeus, em Minsk 2019, só fez a Taça do Mundo deste ano, na qual foi quarta.

Devido a um problema renal de Emanuel Silva a dois dias do início da competição, o K4 500 metros não pôde fazer o último teste antes de Tóquio2020, que estava previsto para junho, nos Europeus de Poznan, na Polónia.

A canoagem portuguesa já se destacou na missão lusa com o bronze de Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, além do sétimo lugar, correspondente a diploma olímpico, de Teresa Portela, em K1 500 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR