O ataque com uma faca ocorrido esta sexta-feira num comboio de passageiros em Tóquio provocou dez feridos e o autor foi detido pela polícia, segundo informações dos bombeiros e dos media japoneses.

Inicialmente, a polícia tinha divulgado que o ataque resultara em quatro feridos, dois em estado grave, mas o balanço foi, entretanto, atualizado. Os bombeiros de Tóquio disseram que nove dos 10 passageiros foram levados para hospitais próximos, enquanto o décimo pôde sair do local a pé. Todos os feridos estavam conscientes, disseram os bombeiros, que confirmaram duas pessoas com ferimentos graves, segundo a agência Associated Press.

O suspeito tinha abandonado a faca e deixado cair o seu telemóvel quando fugiu do local. A polícia deteve o suspeito mais tarde, em Tóquio, noticiou a estação televisiva NHK. A NHK mostrou vários carros da polícia e pessoas de uniforme na rua onde disse que o suspeito foi detido. O esfaqueamento ocorreu cerca das 20h30 locais (12h30 em Lisboa) perto da estação de Seijogakuen, no distrito de Setagaya, em Tóquio.

Japão lembra vítimas de bombardeamento atómico de Hiroshima

A linha de comboio é maioritariamente acima do solo, mas funciona no subsolo na zona em que ocorreu o ataque. A polícia recusou-se a comentar o incidente, desconhecendo-se os motivos do atacante. O incidente levou a empresa ferroviária Odakyu Electric Railway a suspender os serviços entre a área e a estação de Shinjuku, uma das mais movimentadas de Tóquio. A capital do Japão acolhe os Jogos Olímpicos até domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR