André Ventura, líder do Chega, está infetado com Covid-19, permanece assintomático e não tem nenhuma dose da vacina contra o novo coronavírus. O deputado único do partido revelou ao Observador que fez dois testes de antigénio, este domingo, após ter conhecimento de um contacto positivo na passada sexta-feira à noite, no dia de uma manifestação do partido, no Porto. Ambos os testes deram positivo.

Esta segunda-feira, o teste PCR indicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que está positivo. O líder do Chega está com sintomas ligeiros, nomeadamente tosse e dores nas costas, e irá cumprir o isolamento profilático definido pelas autoridades de saúde.

Uma vez que André Ventura tem 38 anos poderia ter agendado a vacinação logo a partir de 20 de junho, quando faixa etária dos 30 aos 40 começou a receber as primeiras doses. “Ainda não agendei”, disse ao Observador ao ser questionado sobre a sua opção. Quanto às razões pelas quais ainda não quis ser vacinado, André Ventura respondeu: “Nenhuma [razão] em especial. É uma decisão pessoal que ainda não tomei”.

Horas depois, em declarações ao Correio da Manhã, André Ventura acrescentou mais um pedaço de informação às explicações para o facto de ainda não ter sido vacinado: a intensidade da atividade política. “Neste momento já podia ter agendado, não tinha tomado esta decisão pessoal, por causa da atividade política muito ativa, agora tenho que assumir as consequências”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em finais de janeiro, quando ficou fechada uma lista de 38 deputados que iriam ter prioridade na toma da vacina, André Ventura declarou que seria “o último português a tomar a vacina”, defendendo que o único titular de cargo político que devia tomar a vacina de forma prioritária devia ser o “Presidente da República por ser uma “pessoa de risco”.

Quem são os deputados que vão tomar a vacina? A trapalhada dos 50 que vão ser só 38

André Ventura iria de férias em breve, depois de o Parlamento ter encerrado a atividade política e após ter sido entregues as listas para as eleições autárquicas. A agenda que existia para os próximos dias foi cancelada.

Na passada sexta-feira, o mesmo dia em que esteve com um contacto que mais tarde testou positivo à Covid-19, André Ventura marcou presença numa manifestação organizada pelo Chega no Porto “contra as restrições e a falta de apoios, o certificado de vacinação e a destruição da economia portuguesa”.