A realização do congresso do Partido Socialista (PS) em modo presencial na Portimão Arena, entre 28 e 29 de agosto, foi aprovada por unanimidade pela comissão organizadora do evento, anunciou esta terça-feira o partido.

Em comunicado, o gabinete de imprensa do PS confirma a informação avançada na segunda-feira à Lusa pelo presidente do partido, Carlos César, de que o XXIII Congresso se realizará a 28 e 29 de agosto, na Portimão Arena, no Algarve, uma vez que “o contexto pandémico em Portugal já permite reunir as condições sanitárias indispensáveis para o efeito”.

A Comissão Organizadora do Congresso (COC) justifica a decisão unânime, tomada em reunião na segunda-feira, com o facto de 70% da população já estar vacinada contra a Covid-19 com pelo menos uma dose e com a previsão de que, até ao final de agosto, 70% da população já terá completado a vacinação.

Acresce o facto de as regras estipuladas pela DGS permitirem já o regresso de público a grandes eventos”, acrescenta o comunicado.

O partido reitera que o congresso se realizará “com o distanciamento físico adequado entre os delegados, respeitando as regras das autoridades de saúde e com o acesso condicionado à apresentação do certificado de vacinação ou teste realizado à entrada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Está ainda prevista a participação à distância e o partido garante, por meios digitais, “o direito à credenciação, ao pedido de palavra e à participação nas votações”.

A COC entende assim estarem reunidas as condições para a realização do congresso, “o momento de excelência de encontro e reencontro de todos os socialistas”, prevendo-se que ali sejam são debatidas e definidas estratégias políticas, eleitos os órgãos nacionais e que este ano ficará também marcado pelas eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro.

Na segunda-feira, Carlos César tinha já dito à Lusa que o XXIII Congresso Nacional do PS se realizará “na última data aprovada na Comissão Nacional do partido, 28 e 29 de agosto”, na cidade de Portimão.

O líder socialista lembrou que o congresso “já devia ter ocorrido em maio de 2021”, mas que a “data foi sendo sucessivamente adiada” devido à pandemia da Covid-19.

O congresso decorrerá na Portimão Arena, no Algarve, onde o número de delegados presentes não chegará a metade da capacidade do espaço, com o distanciamento físico adequado dos delegados e com o acesso condicionado ao certificado de vacinação ou teste realizado à entrada do edifício”, acrescentou o socialista.

A 03 de julho, o presidente do PS tinha anunciado que Comissão Nacional do PS aprovara, com 86% de votos favoráveis, a remarcação do 23º Congresso Nacional do partido para 28 e 29 de agosto.