O Lamborghini Countach foi um dos modelos mais emblemáticos do construtor italiano, de que foram fabricadas 1983 unidades entre 1974 e 1990. Desenhado por Marcello Gandini, na Bertone, rapidamente a sua frente afilada, alargamentos proeminentes, massivas entradas de ar e uma generosa asa traseira se tornaram parte do imaginário dos amantes de superdesportivos dos anos 70. Pois bem, o Countach está de regresso, com a Lamborghini a anunciar que vai revelar em breve o Countach LPI 800-4, uma série especial certamente com base no chassi e mecânica do Aventador, de que apenas irão ser produzidas 112 unidades, o que fará dele um objecto de colecção.

3 fotos

A apresentação oficial do novo Countach vai ter lugar no exposição anual de Pebble Beach, a 15 de Agosto, que tem como palco os melhores campos de golfe californianos, poucos quilómetros a sul de Monterey e São Francisco. Virado para coleccionadores, o evento conhecido como Pebble Beach Concours d’Elegance serve todos os anos para transaccionar clássicos de quatro rodas que facilmente superam a dezena de milhões, atraindo igualmente os que procuram o último grito em matéria de desportivos, sendo isto que justifica a deslocação ao outro lado do Atlântico da Lamborghini.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A denominação 800-4 do Countach deixa antever uma versão especial do motor 6.5 V12 atmosférico do Aventador, que na versão SVJ, a mais potente, fornece 770 cv. No Countach deverá debitar mais 30 cv, mantendo as quatro rodas motrizes tradicionais na maioria dos modelos da marca. Há rumores que o Countach 800-4 recorre a um sistema híbrido e outros que apontam para um preço de 3 milhões de dólares. Resta aguardar por 15 de Agosto.