Ziyech tinha tudo para ser o herói da Supertaça Europeia. Abriu o marcador, criou diversas oportunidades de golo e foi claramente o melhor jogador do Chelsea durante a primeira parte. Tudo desmoronou ainda antes do intervalo, quando o jogador marroquino se lesionou no ombro direito depois de uma bola dividida com Juan Foyth e não conseguiu voltar ao jogo, sendo substituído por Pulisic. E, enquanto era assistido pela equipa técnica dos ingleses, Ziyech recordou o “apito verde” que em novembro de 2019 saltou para a ribalta do futebol europeu.

Kepa era um segredo que só Tuchel conhecia. No fim, o segredo de um foi a fortuna de todos (a crónica da Supertaça Europeia)

Na altura, há quase dois anos, André Gomes utilizou o “apito verde” para tentar suportar as dores provocadas pela assustadora fratura no tornozelo depois de um choque com Son Heung-min durante uma partida da Premier League entre o Everton e o Tottenham. A curiosidade de todos os que assistiram àquele momento e ficaram sem perceber para que servia o tal “apito verde” levou à explicação de vários profissionais de saúde que clarificaram que o tal green whistle, em inglês, permite a autoadministração de metoxiflurano, um anestésico inalado que tem um “pico de ação de três minutos” para aliviar dores intensas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Podemos utilizar, neste tipo de dor, opióides fracos ou fortes. Contudo, carecem de um acesso venoso e de supervisão médica, pelo que havia sempre alguma carência neste tipo de abordagem, que o metoxiflurano inalado vem colmatar. Estamos a falar de um gás anestésico que atualmente é utilizado em doses baixas, como analgésico. É administrado através de inalação e está indicado para tratar dor moderada a intensa em doentes adultos conscientes e com traumatismo agudo”, explicou Alexandre Marques, especialista em medicina desportiva, em declarações ao MaisFutebol.

O apito verde de André e a (boa) saúde de Maradona

Ora, o composto, tomado pela boca, começou a ser regularmente utilizado na Austrália a partir dos anos 70 e o râguebi é atualmente uma das modalidades que mais o usa. Em Portugal, a seleção nacional de râguebi já dispõe do anestésico, assim como as equipas de futebol do FC Porto, do Boavista e do Gil Vicente, sendo que a Premier League também permite a sua utilização. Esta quarta-feira, foi a vez de Ziyech pegar no “apito verde” para tentar suportar as dores no ombro direito — o jogador marroquino saiu pelo próprio pé, em claro sofrimento, e passou o resto da partida na bancada e com o braço ao peito.