O investigador Luís Simões, cofundador da ML Analytics, uma consultora portuguesa de machine learning, dados e inteligência artificial (IA), foi o vencedor da competição da Ariel Machine Learning Data Challenge. Este concurso teve como objetivo desenvolver técnicas de IA “de alta precisão para a caracterização de planetas em órbita de outras estrelas, tais como os que serão estudados pela missão que a Agência Espacial Europeia [ESA, na sigla em inglês] lançará em 2029, a missão Ariel”, refere a consultora em comunicado.

O algoritmo vencedor de Luís Simões “estima as dimensões de planetas quando estes transitam em frente das suas estrelas” e, apesar do pequeno “erro médio de 0.00007”, foi “consideravelmente inferior ao das restantes equipas”, sendo o que será usado para “os objetivos de precisão da missão Ariel”.

“É um orgulho para mim e para a ML Analytics, empresa que fundei, trazer este prémio para Portugal”, diz Luís Simões. “Trata-se do culminar de muitos anos de investigação a acompanhar e a contribuir para a evolução da Inteligência Artificial”, adianta o investigador.

Espero que este pequeno passo para a Ciência conduza, através da missão Ariel, a uma grande expansão do conhecimento humano sobre o Universo”, diz Luís Simões.

A missão Ariel, da ESA, vai estudar a atmosfera e química de mil exoplanetas. “A esta distância, uma das principais questões que se coloca é a distinção entre planeta, estrela e instrumento”, explica a consultora ML Analytics em comunicado.

[Abaixo, pode ver um vídeo que explica os objetivos da missão Ariel]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR